quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Conselhos Raianos debatem o futuro da escola nestes territórios

Já no próximo sábado, Zamora recebe os Conselhos Raianos com o tema “A escola e o futuro dos territórios Raianos”.
O vice-presidente da Plataforma RIONOR, António Tiza destaca que o objectivo é debater o futuro da escola, na fixação de jovens, num evento que vai contar com a participação de um conjunto alargado de peritos em educação e desenvolvimento rural. “A questão da escola do futuro tem como finalidade debater o papel que a escola tem, na perspectiva dos diferentes oradores, na fixação os nossos jovens no território raiano, de um lado e do outro”, destacou.

Francisco Alves, presidente da Plataforma RIONOR quer mobilizar a população para este debate, depois das várias reivindicações que a plataforma tem vindo a apresentar, com destaque para a consciência política. “Conseguimos uma série de feitos, só não conseguimos ou estamos a ter dificuldades em mobilizar os cidadãos, isto não é só para professores que se interessam, é para pais e para todos os cidadãos. Pedimos a todos que nos ajudem a mobilizar pessoas, nós já conseguimos o mais difícil, mas parece que as pessoas não estão interessadas”, referiu.

O presidente da RIONOR vai mais longe e critica a indiferença total de zonas despovoadas.

As jornadas vão ser realizadas em colaboração com o Instituto Politécnico de Bragança e o Centro de Ciência Viva de Bragança, e desde o ano passado que os Conselhos raianos constituem laboratórios de participação pública, num desafio lançado pelo Ministro da Ciência e do Ensino Superior. Em Portugal, o espaço de debate vai ser promovido na Escola Profissional Agrícola de Carvalhais, em Mirandela, no dia 24 de Novembro. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário