quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Ensino Superior arranca em Macedo com um curso

Já começaram as aulas de Ensino Superior em Macedo de Cavaleiros.
Dos cinco cursos Técnicos Superiores Profissionais (TesP) disponíveis para a cidade, que dão equivalência ao nível 5 do Quadro Europeu de Qualificações, apenas houve vagas suficientes para abrir um, o de Secretariado e Línguas.

Um número que ficou aquém das expetativas, como refere Orlando Rodrigues, presidente do IPB:

“Tínhamos esperança que fossem mais alunos, porque há condições para termos um número maior de estudantes em Macedo de Cavaleiros. Sabíamos que sendo o primeiro ano deste programa, poderia ser mais complicado por haverem pessoas que ainda não conhecem o projeto e até pode tem havido alguma hesitação e falta de informação relativamente a ele. Ainda assim, no próximo ano as coisas serão de outra forma, necessariamente.”

As aulas começaram esta quarta-feira com 14 alunos inscritos, maioritariamente de Macedo de Cavaleiros e com estatuto de trabalhador estudante, tendo entretanto, ao que apuramos, aparecido mais quatro candidatos.

Já Benjamim Rodrigues, autarca macedense, não se diz surpreendido com os resultados, no entanto, acredita que poderiam haver mais alunos se as ofertas formativas destinadas para Macedo não tivessem aberto também em outros polos do IPB:

“Sabíamos que ia ser muito difícil, até pelo histórico que há neste tipo de cursos. Se nas grandes cidades e instituições tem havido sempre dificuldade em preencher estes cursos, é natural que em Macedo de Cavaleiros também houvesse. Há outras ofertas mais alargadas, o que torna mais difícil abrir com novas turmas. Mas no próximo ano vamos pensar de outra forma. O nosso objetivo é chegar pelo menos aos quatro cursos.”

Carla Mesquita e Vítor Serapicos são dois alunos que residem em Macedo e estão a frequentar o curso. Ambos motivados pela abertura do curso na cidade, dizem ser uma oportunidade para complementar a formação académica que já possuem:

“Já tinha conhecimento da abertura deste curso em Bragança, mas sendo em Macedo é ainda melhor. Sou assistente técnica e penso que, este curso, sendo de secretariado e línguas, é uma mais-valia para mim. Estou a requalificar os meus conhecimentos no que diz respeito à minha função.
Proporcionou-se começar a frequentar o curso por vir para Macedo. É algo que complementa a formação que tenho e ajusta-se perfeitamente à minha profissão de técnico de turismo.”


Quanto à Escola de Negócios, prevista para arrancar em setembro, inicialmente com uma pós-graduação na área de Sistemas de Normalização Contabilística para Administração Pública, Orlando Rodrigues, presidente do IPB, acredita que até ao final do ano abrirá portas:

“Vamos ver se conseguimos pôr a escola a funcionar até ao final do ano, caso contrário, seguramente que abrirá no início do próximo. Estamos a trabalhar nisso, a fechar o programa até porque é uma formação necessária em toda a administração pública. Haverá outras formações curtas que vão também arrancar. A turma pode funcionar com cerca de 20 formandos.”
Todas as componentes do projeto Side Up, que além das parcerias com o IPB, contempla ainda a incubadora de empresas BLC3, vão funcionar no polo II do Instituto Jean Piaget da cidade.

Segundo o autarca de Macedo, entre professores e funcionários, espera-se que com estas novas ofertas sejam criados, no total, cerca de 20 novos postos de trabalho.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário