quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Pela primeira vez Carrazeda de Ansiães recebe um curso superior

Abriu ontem, de forma oficial, o ano lectivo para os 23 alunos do Curso Técnico Superior Profissional de Energias Renováveis e Instalações Eléctricas, que o Instituto Politécnico de Bragança está a ministrar na antiga Escola Profissional de Ansiães.
O presidente da Câmara de Carrazeda, João Gonçalves, espera que a seguir a este possam surgir outros cursos técnicos superiores para ajudar a qualificar a população: “uma comunidade qualificada tem sempre melhores hipóteses de decidir bem e de ter mais sucesso profissionalmente ou pessoalmente, nas suas decisões. É com base nessa qualificação da comunidade, com empresas qualificadas e pessoas mais capazes de competir no mercado e assim gerar mais postos de trabalhos e fixar mais pessoas no território”.

O presidente do Instituto Politécnico de Bragança, Orlando Rodrigues, salienta a importância deste tipo de cursos para concelhos como Carrazeda, nomeadamente para a valorização do seu sector económico: “nós entendemos que o concelho tem um dinamismo económico muito importante, com grande potencial, em torno de alguns produtos emblemáticos da região, que estão a gerar muito valor acrescentado e riqueza, como é o caso do vinho e da maçã. O sector agrícola é muito tecnológico na região e importa apoiar, mas o conselho tem outras potencialidades como o turismo.” 

A maior parte dos 23 alunos é de Carrazeda de Ansiães. É o caso de Dina Tavares que vê neste curso uma oportunidade para se qualificar: “eu sempre quis fazer este curso que tem muitas saídas profissionais.”

Para além de estudantes de Carrazeda, este curso técnico superior profissional conseguiu captar jovens de concelhos vizinhos. É o caso de Manuel Afonso, de 22 anos, residente em Vila Flor: “concorri a este curso porque fiz o ensino profissional em Murça. Depois comecei a trabalhar e parei durantes 2 anos e vi aqui uma oportunidade para me qualificar”.

Daniel Fontinha é de Alijó e também se inscreveu no Curso Técnico Superior Profissional de Energias Renováveis e Instalações Eléctricas de Carrazeda de Ansiães: “trabalho no ramo da construção civil e este curso acaba por completar a minha formação”.

São 23 os alunos do Curso Técnico Superior Profissional de Energias Renováveis e Instalações Eléctricas, que o Instituto Politécnico de Bragança está a ministrar na antiga Escola Profissional de Ansiães.

Escrito por Rádio Ansiães (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário