segunda-feira, 12 de novembro de 2018

A micoterapia como um método complementar contra o cancro

A micoterapia foi defendida como uma ajuda no combate ao cancro, este sábado numa palestra no XX Encontro Micológico Transmontano, que decorreu em Mogadouro.
Adriana Teixeira, foi uma das palestrantes. A médica, hematologista clínica defende que os cogumelos têm um grande poder na recuperação do sistema imunológico do doente:

“A micoterapia não faz com que se não realize o tratamento tradicional, mas pode ser um apoio para que seja mais fácil ultrapassar os problemas que a terapia convencional ainda têm, como os efeitos secundários. A micoterapia estima o sistema imunológico do doente pode ser um trabalho em conjunto, com um resultado melhor do que só se usar uma das terapêuticas”, disse Adriana Teixeira.

Margarida Rocha é fisioterapeuta, e há cerca de 3 anos teve cancro e procurou a micoterapia como uma forma de ultrapassar lacunas da medicina tradicional: “esta terapia veio demonstrar-me, por resultados científicos e ainda mais agora, por vivência pessoal que consegui ultrapassar essas lacunas. E estou a começar a normalizar a minha vida e reforçar a vertente de saúde que foi perdida e redimir todo o mal que foi efectuado durante este tempo”, contou Margarida Rocha.

Outro testemunho foi o de Pedro Gui, pai de uma criança que em 2013 foi diagnosticada uma leucemia e que recorreu a extractos de cogumelos para ajudar a diminuir os efeitos secundários da quimioterapia e estimular o sistema imunológico do seu filho. Conta que um exemplo de cogumelo com estas propriedades é o juba de leão: “A equipa que me acompanhou menciona e prova com muitos estudos, que o hericium herinaceus, que é conhecido como juba de leão, é um fungo que beneficia a parte cognitiva, o sistema nervoso central e o sistema digestivo. Para algumas inflamações, são indicados estes cogumelos, mas cada caso é um caso”.

Existe um milhão de fungos, com 100 mil espécies classificadas e acredita-se que 1000 cogumelos tenham propriedades medicinais. A medicina tradicional usa já cerca de vinte espécies no combate a determinadas doenças. O XX Encontro Micológico Transmontano teve diversas actividades, entre elas, uma saída ao campo, exposição de fungos e uma feira de produtos regionais.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário