terça-feira, 13 de novembro de 2018

Contas para rezar de várias religiões expostas em três núcleos museológicos

Bragança, Macedo de Cavaleiros e Miranda do Douro acolhem cerca de 350 peças da coleccionadora.
No sábado, foi inaugurada a Exposição Contas de Rezar no Museu Abade de Baçal. É uma pequena mostra da colecção particular de Júlia Lourenço, com peças apresentadas de diferentes origens, épocas e religiões, promovendo o diálogo inter-religioso e o conhecimento de diferentes culturas, como esclarece o director do Museu, Amândio Felício: “A mostra em Bragança é pequena e divide-se em várias temáticas como um conjunto de peças mais ligadas ao culto da morte, destinadas a serem usadas em rituais fúnebres e outras peças ligadas à protecção divina, como os amuletos. E depois destaca-se um conjunto mais alargado direccionado ao culto da vida e de uma celebração da vida”.

São apresentadas diversas peças em diálogo com a própria colecção do museu: “como um rosário de Lourdes, do final do séc. XIX, que pertence à colecção do museu e também são apresentados alguns exemplares de pintura sacra com representação do rosário.

Um exemplo é a pintura de Joaquim Lopes com a obra “A Lareira”, como acrescenta Amândio Felício: “e depois com algo absolutamente extraordinário e que culmina a exposição que é a pintura de Joaquim Lopes com a obra «A Lareira», também da colecção do museu que representa um tradicional serão, em Trás-os-Montes, no séc. XX com diversos elementos típicos, onde também existe um terço”, frisou Amândio Felício.

A exposição vai estar patente até 14 de abril de 2019 e conta com mais núcleos, um no Museu de Arte Sacra de Macedo de Cavaleiros e outro, na Concatedral de Miranda do Douro. “Contas de Rezar- Diálogo Entre Culturas e Artes reúne um espólio oriundo de vários países como o Japão, Índia, Síria, Portugal, Grécia, Turquia, América do Sul e do Norte.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário