terça-feira, 13 de novembro de 2018

Nova residência do IPB aloja 12 alunos

Governo estuda plano de recuperação de imóveis para suprir carências no mercado do arrendamento para estudantes.
Foi inaugurada uma nova residência para estudantes do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) na zona histórica da cidade.

Esta é já a terceira estrutura deste tipo que surge no centro da cidade a partir de uma parceria entre a Câmara Municipal de Bragança, que compra e reabilita imóveis devolutos, e o IPB, a quem é entregue a gestão do edifício. Até ao momento o município já investiu 1,5 milhões de euros em alojamento para estudantes do ensino superior, que no total criaram mais 57 camas.

O presidente do município, Hernâni Dias, afirma que se trata de um investimento forte, mas considera que se justifica perante a possibilidade de criação de alojamento para os alunos: “conseguimos disponibilizar aqui mais 12 camas para alunos internacionais, contribuindo para a reabilitação do património na zona histórica, dinamização do centro histórico da cidade, com mais gente aqui a morar e a fazer aqui a sua vida quotidiana, e ao mesmo tempo contribuir para a estratégia municipal que é a dinamização desta zona”.

No caso desta última residência, o custo das obras rondou os 350 mil euros, e tem capacidade total para 12 pessoas, que no caso serão alunos estrangeiros, como destacou o presidente do IPB, Orlando Rodrigues: “é destinada a alunos internacionais que estão em mobilidade mediante acordos com outras universidades, sobretudo de países de expressão portuguesa, que implicam reciprocidade. Essas instituições dão aos nossos alunos alojamento e nós fazemos o mesmo com os alunos deles”.

Devido aos problemas de alojamento para estudantes que já se fazem sentir em Bragança, o politécnico está a ponderar recorrer a outras soluções para contrariar a falta de alojamento para estudantes, nomeadamente algumas apresentadas pelo Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Sobrinho Teixeira, presente na cerimónia de inauguração e assinatura do protocolo: "o governo está de facto determinado e também obrigado por uma lei da Assembleia da república, até ao final do ano, para apresentar um Plano de Alojamento para dar cobertura a este problema que está a haver de falta de camas e sobretudo de preços acima do seria o expectável e o desejável. O governo tem trabalhado com entidades públicas como o Fundiestamo e o IFRRU, que têm fundos que vão estar disponibilizados com grande volume financeiro para que possa proceder-se à recuperação e reconstrução de imóveis a nível nacional, que cobrem proprietários como o Estado, instituições de ensino superior, autarquias, o terceiro sector e mesmo privados”.

Sobrinho Teixeira considerou a parceria entre o politécnico e a câmara de Bragança é "um bom exemplo da política que o Governo quer seguir" e assegurou que existe um envelope financeiro para executar este Plano Nacional de Alojamento para o Ensino Superior. Espera-se que em Setembro do próximo ano já haja resultados deste programa.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário