sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Projecto vai analisar a gestão da água no Parque Natural de Montesinho

A gestão da água no parque natural de Montesinho esteve ontem em discussão na Escola Superior Agrária de Bragança. A iniciativa, dinamizada pela Rede Douro Vivo, tem como propósito promover um debate sobre uma visão estratégica para uma acção comprometida dos recursos hídricos.
Ana Brazão da organização da iniciativa, explicou que no primeiro de vários workshops serviu para fazer um levantamento de quais os problemas e preocupações no que diz respeito à gestão da água: “o objectivo é compreender junto das partes interessadas como estão os rios e quais são os impactos que as barreiras podem estar a ter. O que é necessário fazer e o que preocupa as pessoas na gestão da água neste território. Nós escolhemos esta zona porque é comunitária, Rede Natura 2000, Zona de Protecção Especial e portanto tem todos os atributos legais para que esta zona seja conservada. Para além desta ser uma zona de importante conservação, aquilo que nós queremos perceber é o que se pode fazer por uma zona de tão elevado valor em termos naturais e o que nós podemos fazer mais para preservar e minimizar os impactos que as barreias podem ter”.  

Através do Politécnico de Bragança, o projecto está por exemplo a estudar o impacto da barragem da Serra Serrada no concelho de Bragança: “neste caso aqui, e é por isso que o IPB é parceiro do projecto e está e estudar o caso da albufeira da Serra Serrada em que queremos perceber como é que a questão da retenção de sedimentos, o que esta albufeira causa e a questão da degradação da qualidade da água no rio. Esta é uma barragem que tem uma elevada importância, que faz captação de água para o consumo humano em Bragança e é também uma fonte de produção hídrica. E estamos a falar também de uma zona com algum aproveitamento turístico. Ou seja, queremos perceber se esses impactos existem como é que eles podem ser minimizados, porque estamos a falar de uma infra-estrutura que causa impacto, como muitas barragens e neste caso acrescido, porque estamos a falar do Parque natural de Montesinho.

O projecto tem diversos parceiros deverá apresentar alguns resultados no final do ano e apresentadas propostas de melhoria concretas face aos problemas identificados.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário