sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Projecto de reflorestação com fundos comunitários não foi executado

A Junta de Freguesia de Carviçais no concelho de Torre de Moncorvo recebeu fundos comunitários no valor de 224 mil euros, para reflorestação mas os projectos não foram executados, segundo uma reportagem de ontem da TVI. O caso remonta aos incêndios de 2013, com cerca de 15 mil hectares de área ardida.
Os fundos europeus de 224 mil euros destinavam-se a financiar a plantação de ervas rasteiras nas encostas e impedir a erosão dos terrenos, assim como à limpeza de algumas linhas de águas.  

As empresas às quais os projectos foram adjudicados por ajuste directo são a “Floresta Bem Cuidada”, no valor de 141.845,08 € e ainda à empresa “Rota Evolutiva” no valor 82.638,40 €, em 2014.

No entanto, existem discrepâncias no que toca à execução do projecto. Segundo a mesma reportagem, o proprietário da Floresta Bem Cuidada referiu “que apenas estava prevista a sementeira aérea. O caderno de encargos desmente-o”. Acontece que em Outubro de 2014, um helicóptero esteve uma semana a lançar oito toneladas de sementes em Carviçais. O serviço terá sido subcontratado à Heliportugal, mas a empresa desmente. A TVI adianta que “foi a Helibravo a realizar os trabalhos e as contradições são evidentes: a Floresta Bem Cuidada diz que a sementeira aérea em Carviçais durou uma semana. Já a Helibravo garante que nesse período lançou sementes numa área três vezes superior, incluindo no concelho vizinho de Mogadouro, que também pagou à Floresta Bem Cuidada 100 mil euros pela intervenção. 

A empresa e junta de freguesia garantem que o projecto foi executado na totalidade, mas que não se conseguem ver no terreno evidências de tal tenha acontecido. A Rádio Brigantia tentou contactar o presidente da junta de freguesia de Carviçais, mas não conseguiu.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário