sábado, 26 de janeiro de 2019

Algumas Trovas da Minha Curriça de Caravelas de Mirandela

Por: Silvino dos Santos Potêncio
(colaborador do "Memórias...e outras coisas..")
Emigrante Transmontano em Natal/Brasil – desde 1979


Caravelas , Cimo do Povo
Lá longe da minha janela,
Eu vejo as tuas Curriças!
Sempre serás a mais bela,
Aldeia que me enfeitiças! 

Cantinho do meu Portugal,
Que eu guardo em pensamento...
Viver longe é o meu mal,
Viver perto me dá alento!... 

Imagens que me trazem saudades,
Da Aldeia onde um dia eu nasci!...
São gentes que não sei a idade,
Pelo muito tempo fora que já vivi!...

 As gentes da minha aldeia,
São cheias de tradições...
No peito de uma Alma cheia,
  --- Onde cabem tantos corações! 

As trovas do meu coração,
Eu as faço aqui bem singelas...
Escrevi muitas pela minha mão,
Para o POVO de Caravelas!

A Minha saudosa Irmã "Maria Bica",
Foi quem me levou para Escola. 
 Apesar de tão pertinho que fica, 
Eu nem queria levar uma sacola. 

Da Casa da Nossa Avó,
Ela me arrastou pelo chão.
A Professora era uma só,
E se chamava Ressureição! 

Quase quatro anos passados,
Depois daquele dia em diante...
Fugi das Curriças e dos Bardos ,
E dos cordeiros eu fiquei distante! 

(in: Curriças de Caravelas – Trovas Comentadas) 

- Nota de Rodapé: As Curriças é um local no termo da Aldeia que fica no caminho de Mirandela e lá tinha uma construção secular quiçás do tempo  da ocupação Romana ou Arabe que me serviu de inspiração para vários poemas meus relacionados com o pastoreio em Trás Os Montes. Por causa da lonjura ás vezes, no Verão, dormiamos por lá junto com as ovelhas e cabras! Na nossa horta das curriças tinha uvas, peras, figos e uma fontela para beber água... 


Silvino dos Santos Potêncio, nascido a 04/11/1948, é natural da Aldeia de Caravelas no Concelho de Mirandela – Trás-Os-Montes - Portugal.
Este Autor tem centenas de crônicas, algumas já divulgadas sob o Título genérico de “Crônicas da Emigração”.  Algumas destas crônicas são memórias dos meus 57 anos na Emigração foram incluídas nos Blogs que todavia estão inacessíveis devido ao bloqueio do Portugalmail.pt, porém algumas foram já transcritas para a Página Literária. 
Presidente Fundador do Clube Português de Natal e Membro activo de várias páginas em jornais virtuais ligados ao Mundo da Lusofonia.
01 – POEMAS DE ANGOLA – “Eu, O Pensamento, A Rima!...”
02 – E-Book (Livro Electrônico): “UM CONVITE P’RA TOMAR CHÁ”
03 - CURRIÇAS DE CARAVELAS- TROVAS COMENTADAS é uma Antologia que contém  Trovas  e Textos Auto Biográficos da Aldeia Transmontana. 
        São livros da minha autoria já prontos para Edição e publicação brevemente. 
Actualmente mantenho uma página literária própria, como Emigrante Transmontano em Natal/Brasil, no Portal Recanto das Letras.   
O sitio do Escritor Silvino Potêncio  www.silvinopotencio.net  está aberto a visitas de todos os leitores de Lingua Portuguesa. Conta já com mais de 56.000 visitantes à data actual. 
Muito grato pela Atenção e receba um Forte e Fraterno Abraço. 

Endereço atual para contato: 

Silvino Potencio
Rua Maçaranduba Nº 7838 – Bairro Pitimbu – Conjunto Cidade Satélite
59067-610 – NATAL – BRASIL 
Email: sspotencio@yahoo.com.br
SKYPE: sspotencio 

www.silvinopotencio.net

Sem comentários:

Enviar um comentário