quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Arquivo Distrital de Bragança (1985)

Em 1916, foi criada a Biblioteca Pública de Bragança, com um Arquivo Distrital anexo, destinando-se ambos a incorporar os importantes núcleos de espécies manuscritas e impressas existentes na região.
Antigo Convento de S. Francisco, onde, em 1985, começou a funcionar a Biblioteca Pública e o Arquivo Distrital de Bragança.

Por decreto de lei, responsabilizava-se a Câmara Municipal pela instalação da Biblioteca e Arquivo no antigo Paço Episcopal. Mário Salgueiro, em 1915, foi incumbido por Júlio Dantas, inspetor das Bibliotecas Eruditas e Arquivos, de examinar in loco as livrarias da Mitra, da antiga Junta Geral e do Seminário, as quais deveriam constituir o fundo da Biblioteca Pública a criar.
O relatório enviado a Júlio Dantas referia que a livraria da Mitra estava instalada numa vasta sala do antigo Paço Episcopal e continha mais de 4 000 volumes, “quase todos magnificamente encadernados e bem conservados”.
Na mesma sala localizava-se o Arquivo do Cabido. Os pergaminhos, também pertencentes ao Cabido, localizavam-se num dos altares da capela do Paço. A documentação encontrava-se em estado de grande deterioração.
A criação da Biblioteca e Arquivo Distrital foi sendo adiada. Em 1965, o decreto de 22 de maio unificou as duas instituições, mas não lhe deu vida. Os livros e documentos continuaram a monte no Museu Abade de Baçal, após a saída do diretor, Francisco Manuel Alves, em 1935. Só em 1985 é que, nas instalações do antigo Convento de São Francisco, começou a funcionar a Biblioteca Pública e Arquivo Distrital de Bragança, sob a direção de Belarmino Afonso. Contudo, face às necessárias obras de consolidação e adaptação do edifício, foi necessário encontrar instalações provisórias, num bairro da antiga Quinta da Trajinha, onde permaneceu durante 12 anos, após o que se instalou definitivamente no espaço que lhe estava destinado e que continua a ocupar.
Em 1997, extintos os serviços da Biblioteca e Arquivo de Bragança, passou a designar-se Arquivo Distrital de Bragança.

Título: Bragança na Época Contemporânea (1820-2012)
Edição: Câmara Municipal de Bragança
Investigação: CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade
Coordenação: Fernando de Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário