quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Estação elevatória da Preguiça vai ser alvo de obras de beneficiação

Dentro de um ano, deve estar concluída a beneficiação da estação elevatória da Preguiça, em Mirandela, que representa um investimento de 840 mil euros suportado pelas Águas do Norte.
Esta segunda-feira, o Ministro do Ambiente, presidiu à cerimónia da assinatura da consignação desta empreitada. O presidente do Conselho de Administração das Águas do Norte, Luís Carneiro, revela que, para além da construção de uma nova estação elevatória, também está prevista a construção de uma unidade de tratamento primário

“Esta estação já é antiga tem alguns problemas e necessitava de ser modernizada. O que vamos fazer é aumentar a sua capacidade, mas dado que há algumas dificuldades de tratamento na ETAR de Mirandela, sobretudo no período mais estivo, por causa dos odores, vamos construir o tratamento primário, isto é, a remoção das gorduras, das areias e dos gradados. Com isso, também temos a vantagem de diminuir o consumo de energia e aproveitamos a água tratada na própria ETAR para ser utilizada na estação elevatória no processo do pré-tratamento”, contou Luís Carneiro.

Com as obras de beneficiação desta estação elevatória, também se prevê uma diminuição drástica dos maus cheiros que abundam na cidade, principalmente durante os meses de Verão, como refere a presidente da câmara, Júlia Rodrigues. 

“Temos tido relatos frequentes de odores incomodativos, principalmente durante o Verão, e com esta obra que é da responsabilidade das Águas do Norte, não digo que tudo vá ficar resolvido, mas vai permitir uma redução significativa desses maus cheiros”, referiu a presidente da câmara, Júlia Rodrigues.

As obras de beneficiação da estação elevatória da Preguiça, em Mirandela, avançam de imediato e devem estar prontas, em Janeiro de 2020.

Escrito por Rádio Terra Quente (CIR) 
Foto: CM de Mirandela

Sem comentários:

Enviar um comentário