terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Macedo de Cavaleiros espera 40 mil visitantes durante a XXIII Feira da Caça e Turismo

O Município de Macedo de Cavaleiros espera receber um número recorde de 40 mil visitantes durante a XXIII Feira da Caça e do Turismo e a XXV Festa dos Caçadores do Norte. De 24 a 27 de janeiro o concelho espera ainda acolher 700 caçadores e contará com 150 expositores no recinto da feira.
Este ano realiza-se ainda, a 25 de janeiro, o I Seminário Internacional sobre Turismo de Interior, subordinado ao tema “Um Turismo adequado para o Interior de Portugal” e que conta com a presença da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho. 

“O Turismo do Interior pode ser pensado como um segmento territorial diferente do turismo de sol e praia da Costa e do Litoral, não apenas do ponto de vista geográfico, mas também da oferta, motivações e práticas turísticas”, defende o autarca de Macedo de Cavaleiros. Para Benjamim Rodrigues, “o Turismo do Interior deve integrar vários produtos e experiências turísticas de forma mais ou menos articulada e não só produtos de turismo rural”. “Podemos agregar o turismo de natureza, termal, aventura, urbano, familiar, entre outros, mas, sobretudo, precisamos que o Turismo do Interior se alicerce numa estratégia de diversificação e de multifuncionalidade de muitos destinos, possibilitando assim uma distribuição territorial, social e económica”, frisa.

“Esta mostra constitui um ponto de encontro por excelência de todos os apaixonados pela caça e pela natureza e é uma oportunidade de reverter a sazonalidade do turismo no concelho e cativar pessoas para vir a Macedo de Cavaleiros numa altura do ano pouco usual”, salienta o presidente da Câmara.

Com um orçamento na ordem dos 120 mil euros, Benjamim Rodrigues espera “um retorno financeiro na ordem dos 250 mil euros, só no que diz respeito diretamente à feira”. Fora destas contas ficam receitas da área da hotelaria, comércio e restauração e que a câmara não tem como contabilizar. “Este é um evento muito importante para o nosso concelho, que tem poucas soluções para dinamizar economicamente o tecido local”. 

Os quatro dias da feira serão dedicados à promoção dos produtos tradicionais da região, mas contam também “com espaços de debate sobre temas importantes para os caçadores, sobre o futuro da caça, as suas ameaças e, sobretudo, as suas oportunidades”, explica Benjamim Rodrigues. Organizada pela autarquia de Macedo de Cavaleiros em parceria com a Federação das Associações de Caçadores da 1ª Região Cinegética, a iniciativa pretende divulgar o património cinegético, natural e paisagístico do município.

Feira vai crescer em 2020
O presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros assegura que a autarquia vai apostar na renovação e ampliação do Parque Municipal de Exposições de modo a permitir acolher mais expositores já a partir de 2020. “Temos sentido uma pressão muito grande por parte dos expositores, que reclamam por mais espaços no recinto da Feira da Caça e Turismo”, salienta. Segundo Benjamim Rodrigues, “este ano a feira terá 150 expositores, mas foi negado lugar a mais uma centena essencialmente por falta de espaço”. 

“Pretendemos crescer e vamos aumentar o espaço disponível com a construção de uma terceira nave, ao mesmo tempo que iremos proceder à modernização das outras duas, harmonizando o edificado existente com o que irá ser construído”, frisa Benjamim Rodrigues. Para isso a autarquia estima fazer um investimento na ordem dos 200 mil euros, num projeto que espera ter concluído a tempo da edição de 2020.

Outra área em que a autarquia gostaria de ver aumentar o investimento é na área da hotelaria. “A oferta atualmente existente é insuficiente para a procura existente em períodos de época alta”, conta o presidente da Câmara Municipal. Benjamim Rodrigues adianta que está na calha a construção de três empreendimentos, fruto de investimento privado, que vão aumentar "em cerca de 200, 300 quartos a oferta hoteleira do concelho”.

“É importante que este tipo de investimentos ocorra, porque o concelho de Macedo de Cavaleiros tem uma oferta muito variada, desde a Feira da Caça às montarias em época de caça, sem esquecer os Caretos de Podence, a Albufeira do Azibo e o Geopark Terras de Cavaleiros”, aclara. O presidente macedense acredita que “o aumento da oferta hoteleira no concelho terá um impacto relevante na economia local, porque irá permitir trazer mais turistas para uma região com um potencial muito grande”.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário