terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Quatro concelhos do distrito de Bragança através do olhar do Instameet

Durante este último fim-de-semana, 16 instagramers participaram no primeiro Instameet, dinamizado pela Fundação EDP.
Este grupo dividiu-se por Alfândega da Fé, Miranda do Douro, Torre de Moncorvo e Mogadouro para explorar as 33 intervenções em espaços públicos, criadas nestas terras, no âmbito deste Programa Arte Pública, e, ao mesmo tempo, conhecer e fotografar os concelhos, as gentes, as histórias e as tradições. Um dos instagramers, Diogo Gonçalves, que veio de Lisboa, confirma que ficaram bastante surpreendidos. “Fomos bastante bem acolhidos. A forma como as pessoas falam das histórias da sua terra e as histórias que nos tentam passar, a nós que viemos de um centro mais urbano, tentam mostrar uma nova realidade que é aquilo que viemos procurar”, contou. Diogo Gonçalves confessou ainda que os seguidores que tem na rede social Instagram lhe iam perguntando se as fotografias que foi deixando na plataforma eram mesmo registadas em Portugal. “Claro que sim”, assegurou que lhes respondia prontamente assim. “Portugal não é só Lisboa e Porto”, disse.

Os desenhos, iniciados em 2015, que se veem em alguns espaços públicos e postos de transformação da EDP, destes quatro concelhos, surgiram do Programa Arte Pública mas não foram feitos ao acaso. O projecto pôs os artistas que lhes deram vida a falar com os habitantes locais para perceber a alma destes territórios e assim passá-la para os espaços. O Instameet é, segundo a directora de inovação social da Fundação EDP, Margarida Pinto Correia, um passo para que promover este trabalho. “O que os instagramers nos dizem é muito positivo porque estão maravilhados com o que estão a ver. Este Instameet não é só um roteiro de arte pública mas é um degrau que nós identificámos como um bom promotor daquilo que nós queremos que é trazer cá as pessoas. É levar as pessoas a experimentar a região, a sua cultura, as suas tradições, o que é que se come e o que se bebe, tão bem”, frisou.

Durante dois dias o Instameet passou pelos quatro concelhos. Em Alfândega da Fé, o vice-presidente da autarquia, Eduardo Tavares, destaca a boa aceitação por parte das pessoas. “O feedback só pode ser positivo porque houve o cuidado de trabalhar com as pessoas, de estar no território. Foi-lhe lançado esse desafio às pessoas, para colaborarem e darem ideias. O trabalho que está nas paredes é também o que as pessoas queriam que fosse feito e, nesse aspecto, o feedback só pode ser positivo”.

Foi ainda apresentado o Guia de Arte Pública em Trás-os-Montes. Tanto em Moncorvo como em Miranda do Douro foram feitas sete intervenções em espaços públicos e em postos de transformação da EDP. Já em Mogadouro foram seis e em Alfândega da Fé contam-se 13.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário