sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

São esperados 40 mil visitantes na Feira da Caça e Turismo (Macedo de Cavaleiros)

Entre 24 a 27 de Janeiro, Macedo de Cavaleiros vai estar de portas abertas às actividades cinegéticas. Durante quatro dias, o Parque Municipal de Exposições recebe assim a XXIII Feira da Caça e Turismo e a XXV Festa dos Caçadores do Norte.
Pelo rendimento que gera, o certame revela-se economicamente importante para Macedo de Cavaleiros, segundo o presidente da câmara. Benjamim Rodrigues, diz ainda que, devido aos cerca de 100 expositores que ficaram, este ano, de fora e por começar a ser um espaço pequeno, vai ser construída uma terceira nave e requalificado o que já existe.

“Há imensas propostas de novos expositores que nós não conseguimos dar resposta. Portanto, temos que fazer um investimento proximamente, orçado em entre 200 a 300 mil euros para aumentar o espaço. A Feira é, de facto, economicamente importante para o nosso concelho. A caça é uma aposta. Só este evento gera 250 mil euros”, afirmou Benjamim Rodrigues.

O certame pretende divulgar o património cinegético, natural e paisagístico do concelho. Segundo o vereador da câmara de Macedo, Rui Vilarinho, sem pôr em causa a qualidade da feira, o orçamento para a fazer será este ano menor.

“Por norma, temos visitas na ordem de 40 mil pessoas, triplica a população do concelho. No ano passado, conseguimos emagrecer um pouco o orçamento não baixando o nível do certame. Reduzimos 12 mil euros, no ano passado. Este ano também queremos baixar o orçamento, sem perder qualidade da feira”, disse Rui Vilarinho.

Nas quatro montarias ao javali e nas outras actividades cinegéticas que estão em cartaz são esperados mais de 700 caçadores. Para o presidente da Federação de Caçadores de 1ª Região Cinegética, Artur Cordeiro, é um certame fundamental para promover a actividade.

“Esta feira é e será muito importante para promover a actividade cinegética nesta região. Estamos numa fase em que a actividade principal são as montarias. Este momento é importante para dinamizar a caça e reunir os caçadores, e motiva-los para a caça em geral. Cada montaria tem tido muito sucesso”, contou Artur Cordeiro.

O certame tem um orçamento de cerca de 120 mil euros. Em paralelo decorre a semana gastronómica do javali, com 16 restaurantes aderentes. O seminário internacional sobre turismo de interior, que contará com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, é a novidade deste ano.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário