quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Caretos à solta prometem animar festividades carnavalescas em Macedo de Cavaleiros

O Município de Macedo de Cavaleiros espera receber mais de 30 mil visitantes ao longo dos quatro dias do “Entrudo Chocalheiro”, o Carnaval mais genuíno de Portugal.
O município promete muita festa, folia, com a tradição e a genuinidade bem presentes, e, claro, com os Caretos de Podence à solta com os seus fatos coloridos e os chocalhos estridentes. 

O “Entrudo Chocalheiro” decorre de 02 a 05 de março em Podence e Macedo de Cavaleiros e é uma oportunidade de conhecer de perto a tradição candidata a Património Imaterial da Humanidade - Unesco. 

Organizado pela Associação Grupo Caretos de Podence, com a colaboração da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros e do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), o “Entrudo Chocalheiro” contempla passeios e visitas ao Terras de Cavaleiros Geoparque Mundial da UNESCO; a Ronda das Tabernas, com 16 restaurantes aderentes em Podence; o Pregão Casamenteiro; a Queima do Entrudo; e o Desfile de Marafonas, entre outras. 

“É, de facto, o Carnaval mais genuíno de Portugal e estou convicto de que quem vier a Macedo de Cavaleiros e a Podence ao longo dos quatro dias vai dar o seu tempo por bem empregue, porque vão ver como uma cultura ancestral das festas carnavalescas continua a ser preservada”, frisa Benjamim Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros.

Como ex-líbris das festividades, os Caretos de Podence, essas figuras diabólicas e misteriosas que todos os anos saem à rua nas festividades carnavalescas de Podence, prometem dar outro colorido às ruas da freguesia. “É uma oportunidade de promovermos também a candidatura a Património Imaterial da UNESCO e na qual os Caretos representam um papel determinante”, adianta o autarca.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário