segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Executivo de Vinhais aprova moção para tentar que duas ligações do distrito ainda sejam incluídas no PNI 2030

Por causa da não inclusão das ligações Vinhais-Bragança e Macedo-Moimenta-Godinha no Plano Nacional de Investimentos 2030, o executivo da câmara de Vinhais apresentou e aprovou uma moção que quer levar às várias entidades governativas. O presidente vinhaense, Luís Fernandes frisa que a estrada Bragança-Vinhais já estava incluída no plano anterior e continua a ser adiada.
“Nós entendemos fazer essa moção para levar à Assembleia Municipal e fazê-la chegar às várias entidades, no sentido de manifestar a nossa indignação em relação a essa situação, porque entendemos que são duas obras fundamentais, quer para o concelho quer para a região. Em relação à ligação Bragança-Vinhais, a estrada já foi anunciada por vários governos e estava no plano anterior, mas tem vindo a ser adiada e, por uma questão de necessidade e de justiça, devia ser feita e estar incluída no plano.”

Já que na última passagem pelo distrito o primeiro-ministro ressalvou que o documento não estava fechado, o executivo liderado por Luís Fernandes decidiu avançar com a moção. O presidente de Vinhais assegura que espera bom senso por parte dos governantes, já que a estrada Bragança-Vinhais estava inscrita no plano anterior.

“Em primeiro lugar, não entendo o porquê de não constar neste plano se fazia parte do anterior.

Aprovamos esta moção porque, se há bom senso por parte dos governantes e o Primeiro-Ministro disse que o documento não estava fechado, queremos que a obra seja inscrita e, de uma vez por todas, seja feita.”

Não estando, para já, as obras inscritas no plano, Luís Fernandes confirma que o optimismo é menor mas ainda tem esperança que algo seja feito.

“É também nossa função, quer do presidente quer da Câmara, defender, em primeiro lugar, os interesses do concelho, que passam pela construção dessas estradas, o que consideramos ser justo. Tenho a certeza de que a moção vai ser aprovada por unanimidade na próxima reunião de Assembleia no dia 28 de fevereiro. Nós costumamos dizer que a esperança é a última coisa a morrer e quero crer que há possibilidades destas estradas serem feitas.”

O executivo de Vinhais defende que o plano aposta apenas no desenvolvimento do litoral e que isso traduz desprezo pelo nordeste transmontano e assume uma violação ao princípio da coesão territorial. A moção foi aprovada, em reunião de câmara, na sexta-feira, e será agora levada a Assembleia Municipal.

INFORMAÇÃO E FOTO CIR (Rádio Brigantia)

Sem comentários:

Enviar um comentário