segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Festival dos Sabores Mirandeses mostra que vale a pena apostar na agro-pecuária

Com o objectivo de divulgar o Planalto Mirandês, sobretudo os produtos e o artesanato destas terras, Miranda do Douro acolheu, pela vigésima vez, o Festival Sabores Mirandeses.
O certame atrai vários espanhóis e pessoas tanto do distrito transmontano quanto de fora dele. Do Porto, pela primeira vez, veio o casal José e Luísa Vieira que destacam a qualidade dos produtos. “Costumamos ir a Montalegre mas este ano viemos a esta”, disse José. Para Luísa destaca-se “o azeite, os doces caseiros de castanhas, que são uma maravilha e o fumeiro”.

De Aranda do Douro, em Castela e Leão, veio Esther Arranz. A expositora ressalva o ambiente acolhedor da feira. “A feira está muito bem porque é pequena mas é muito familiar e, a verdade é que, há um ambiente muito acolhedor. É muito curioso saber a gastronomia daqui. As pessoas ficam a olhar e acho que gostam da mostra que temos, dos enchidos e do queijo”.

Também expositora, mas portuguesa, Ana Fernandes assegura que quem compra mais são os espanhóis. “Não está a correr mal. Os espanhóis compram mais, são eles que gostam mais de queijo, não faço ideia, mas como estamos aqui na raia é normal que haja muitos espanhóis. Procuram os mais curados, o mais forte possível, e procuram também os amanteigados”.

O presidente da câmara de Miranda do Douro, Artur Nunes, destaca o carácter regional que a feira tem e acredita que tem mostrado que a procura por estes produtos é cada vez maior e que vale a pena apostar no sector da agro-pecuária. “A ideia é termos um certame cada vez com mais qualidade, qualidade de produto e de expositores. Tem de haver também muita precaução nos produtos apresentados, há aqui uma valorização dos produtos regionais. Pretendemos ter uma feira de carácter mais regional, mais local, mas que tenha uma dimensão e escala nacional e ibérica porque os espanhóis visitam-nos em grande massa. Estes certames servem para as pessoas acreditarem que vale a pena investir na agro-pecuária e na transformação destes produtos e nas raças autóctones”.

O certame começou na sexta-feira e esteve de portas abertas, no Jardim dos Frades Trinos, até ontem.







Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário