quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Ilustradores solidários transformam contos de crianças em desenhos

“Histórias da Ajudaris” é o projecto que põe os mais pequenos a escrever contos e que deu origem à exposição que Bragança está a acolher.
Crianças, de vários pontos, são convidadas a escrever contos, promovendo a escrita e a leitura, e, após uma selecção, alguns deles são ilustrados por ilustradores solidários. As ilustrações foram o que fez nascer a Bienal Internacional de Gravura Solidária que está a dar vida às paredes no centro cultural Adriano Moreira. Além de estarem nas paredes, os desenhos estão também em livro, de “valor incalculável” e os fundos reverter vão a favor das crianças necessitadas na zona do Porto e restante região do Norte, segundo explicou Luís Castanheira, da direcção da Ajudaris.

À semelhança das crianças, os ilustradores também são oriundos de vários lugares. De Bragança, o ilustrador solidário, José Amaro, que foi convidado para fazer ilustrações há seis anos, e que inicialmente só fazia para o Centro Escolar da Sé mas agora faz para diversas escolas, assegura que “tem sido fantástico trabalhar e colaborar com esta instituição”.

Já o autarca brigantino, Hernâni Dias, destaca que “o município tem vindo a dar acolhimento a algumas iniciativas da Ajudaris” e frisa assim que “é um projecto bastante “relevante”.

A Ajudaris é uma IPSS que nasceu, em 2008, com o objectivo de promover actividades de carácter humanitário que contribuam para a inclusão e integração social e para combater a pobreza visando auxiliar os grupos mais desfavorecidos.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário