segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Número de caçadores do Encontro Venatório do Nordeste tem aumentado de ano

250 caçadores participaram na trigésima segunda edição do Encontro Venatório do Nordeste que aconteceu este fim-de-semana no concelho de Torre de Moncorvo.
Nelson Cadavez, presidente do Clube de Monteiros do Norte, da organização considera que este é o mais antigo evento da península ibérica: “é somente a grande e mais antiga festa em torno da caça que se faz na península ibérica. De ano para ano, é cada vez maior o número de caçadores e acompanhantes que participam no encontro venatório. Do ponto de vista da caça, só hoje, sábado caçaram-se 42 javalis, numa mancha extremamente difícil, em terras da Junqueira, Cardanha, Estevais e Nozelos, numa zona extramente acidentada, com muito declive e rocha. Foram 22 matilhas que participaram, com um resultado excelente e extraordinário”.

Victor Moreira, vice-presidente da câmara de Torre de Moncorvo destacou as boas práticas e o crescimento turístico ligado a este sector.

“Este encontro também traz para nós responsabilidades, porque é com estes eventos que se podem ver as boas práticas desenvolvidas neste sector. Para nós é também um nicho importantíssimo de turismo. Ou seja, é nas povoações com menor densidade que podemos apostar e esta é uma forma”, sustentou Victor Moreira.

É paixão pela caça que faz Francisco Fernandes percorrer grande parte do país.

“Para mim, pessoalmente, que sou um aficionado pela caça é para mim, o desporto mais bonito. Mas não é só a caça é a natureza, a envolvência entre amigos que nos reunimos durante o período de caça e fora”, contou Francisco Fernandes.

Nas montarias foram mortos 42 javalis no primeiro dia e 30 no segundo. Para o próximo ano, o local do encontro ainda não foi decidido, mas será anunciado a 29 de Junho.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário