quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Turismo do Porto e Norte em missão na África do Sul para promover o enoturismo

Luís Pedro Martins, presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) participa até 27 de fevereiro, a convite da Secretaria de Estado do Turismo, numa missão na Cidade do Cabo, África do Sul, integrada num programa de ação para o enoturismo que o Turismo de Portugal irá lançar em breve.
A ideia passa por encontrar um referencial estratégico para o desenvolvimento desta atividade no nosso país, potenciando o cross-selling entre vinho e turismo e, ao mesmo tempo, promover a qualificação dos diferentes players do mercado. 

Este programa, que surge numa altura em que a atividade turística cada vez mais se afirma como um dos grandes motores da economia nacional, visa ainda contribuir para a estruturação e valorização de destinos e rotas de enoturismo, assim como identificar e operacionalizar projetos que permitam qualificar, valorizar e projetar o enoturismo nacional.

Para Luís Pedro Martins, a aposta na promoção do enoturismo “deve ser uma preocupação central na promoção turística portuguesa, tendo em conta as condições naturais do nosso país e as unidades de excelência que vão surgindo fora dos grandes centros urbanos”. 

Para o Presidente da TPNP, esta iniciativa tem particular importância, uma vez que a região Norte agrega as zonas vínicas mais emblemáticas do país (com o Douro à cabeça, mas também com os vinhos verdes ou a sub-região do alvarinho), onde o enoturismo tem vindo a registar um crescimento exponencial, quer em número de unidades disponíveis, quer em número de turistas. 

Nesta missão à África do Sul, onde também participam dirigentes de outras regiões vinícolas nacionais e de empresários do setor, será possível reforçar o conhecimento e a capacitação de entidades com responsabilidades no desenvolvimento e promoção de territórios vitivinícolas e destinos de enoturismo portugueses, assim como estabelecer contacto com estudos nas áreas do planeamento, gestão e promoção desta atividade.

Será ainda possível fomentar o intercâmbio de experiências com instituições locais ligadas aos setores do turismo e do vinho e potenciar a promoção de Portugal como destino de referência para o enoturismo.

No entender do Luís Pedro Martins, “a diversificação da oferta turística é fundamental para garantir a sustentabilidade desta atividade”, frisando ainda que “esta missão é também um momento de aprendizagem para retirarmos ensinamentos com alguns dos melhores”.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário