segunda-feira, 29 de abril de 2019

Exploração mineira de ferro em Moncorvo deverá arrancar em Setembro

Já foi apontada uma data para o avanço da exploração das minas de ferro no concelho de Torre de Moncorvo.
Segundo o presidente da câmara da vila, a exploração deste minério deverá começar em Setembro. O RECAPE - Relatório de Conformidade Ambiental do Projecto de Execução das Minas de Ferro de Torre de Moncorvo foi entregue na Agência Portuguesa do Ambiente e na Direcção Geral de Energia e Geologia, em Maio do ano passado, e entretanto aprovado. Desta forma, Nuno Gonçalves afirma que, neste momento, se está numa fase de consolidação da abertura da exploração apesar do processo estar ainda parado por causa do que diz ser a burocracia transfronteiriça.

“Espero que Setembro seja o grande mês de avanço das Minas de Ferro de Torre de Moncorvo. Durante este tempo, a pedido do governo de Espanha, esteve a aguardar para se pronunciar, uma vez que estamos a menos de 100 quilómetros da fronteira e todos os projectos mineiros têm esta reciprocidade governamental. Estamos, neste momento, na fase de consolidação da fase da reabertura das minas”, afirmou Nuno Gonçalves.

Segundo o autarca de Moncorvo, o que tem estado agora a atrasar o processo é o período eleitoral que decorre em Espanha e sublinha que é preciso que se entenda que “não há dois países mas sim um território transfronteiriço que está com os mesmos problemas quanto à interioridade”.

A exploração das minas de ferro foi concessionada à empresa MTI Minas de Moncorvo, Lda, por um período de 30 anos em 2016. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário