terça-feira, 30 de abril de 2019

Lançado concurso de 1,5 milhões de euros para a requalificação do Bairro de São Francisco de Assis

O Município de Macedo de Cavaleiros colocou a concurso a primeira fase de requalificação do Bairro de São Francisco de Assis, num investimento estimado de 1,5 milhões de euros. As obras, cujo investimento global chega aos 2,7 milhões de euros, devem arrancar antes do final do Verão, de acordo com a autarquia macedense. A segunda fase avança em 2020.
De acordo com o presidente da autarquia, Benjamim Rodrigues, “já foram apresentadas várias candidaturas e, muito em breve, será escolhida a proposta vencedora”. O Município acredita que, após a obtenção do aval do Tribunal de Contas, as obras avancem até ao Verão. 

Os investimentos previstos para a requalificação do bairro representam um investimento global superior a 2,7 milhões de euros, financiado a 85% por fundos europeus. A cargo da autarquia, recorda Benjamim Rodrigues, “ficará um esforço financeiro na ordem dos 400 mil euros”. 

“Trata-se de uma notícia muito importante, dado que são obras que interferem com a vida das pessoas”, frisa Benjamim Rodrigues. O presidente da autarquia recorda que “esta é uma zona da cidade que foi pouco intervencionada nas últimas três décadas, que tem já fracas condições nos espaços exteriores e com algum nível de degradação nos prédios por causa da deficiência de materiais de revestimento externo, tanto nas paredes como nos telhados”. “Há situações calamitosas que estão a causar problemas de saúde a alguns moradores”, diz. 

“Tendo em conta a realidade deste bairro, a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros apresentou duas candidaturas no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) com vista à requalificação do edificado e dos espaços públicos”. 

Entre os trabalhos a realizar está prevista a colocação de caixilharias novas, com rotura térmica e vidros duplos, e o isolamento das paredes com um revestimento específico para melhorar as condições térmicas. Nos blocos vão ser retiradas as chapas da cobertura, que serão substituídas por chapa isotérmica, enquanto nas moradias serão colocadas telhas cerâmicas com isolamento térmico. Ao nível dos espaços exteriores estão previstas intervenções ao nível do saneamento, do abastecimento de água, das telecomunicações, das águas pluviais e espaços verdes, bem como a pavimentação dos arruamentos e dos passeios.

O presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros adianta que “para minimizar o impacto que este tipo de obra sempre tem na vida das pessoas, mesmo sendo obras desejadas e há muito aguardadas, apenas vamos lançar o concurso para a segunda fase numa altura em que nos permite reduzir a sobreposição de trabalhos”. A 2.ª fase, refere Benjamim Rodrigues, está avaliada em cerca de 1,2 milhões de euros, tendo o mesmo nível de financiamento europeu. 

O Bairro de São Francisco de Assis é de natureza social e concentra alguns dos principais focos de atenção relacionados com a inclusão social. Aqui residem 339 pessoas e tem uma das mais altas percentagens de residentes com 65 ou mais anos e uma das mais baixas em relação à faixa etária até aos 14 anos. É composto por 119 edifícios, que representem um total de 164 alojamentos, predominantemente de uso residencial (90,8%).

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário