quinta-feira, 25 de abril de 2019

Mil alunos do programa transfronteiriço “Conociéndonos” na feira medieval

A vila de Torre de Moncorvo recebe na sexta-feira cerca de um milhar de alunos que integram o programa transfronteiriço "Conociéndonos", que participarão na feira medieval que se realiza naquela localidade, indicou hoje fonte da organização.
"O programa de intercâmbio juvenil "Conociéndonos" é promovido pelo Agrupamento de Cooperação Territorial (AECT) Duero/Douro e engloba várias dezenas de escolas de Portugal e Espanha integradas no território raiano do Douro Internacional e da Beira Alta", indicou o presidente da Câmara de Moncorvo, Nuno Gonçalves.

Os jovens terão um papel ativo na Feira Medieval de Torre de Moncorvo, que este ano é dedicada à Alquimia do Ferro, através de atuações de índole teatral e musical, caracterizadas pelas peculiaridades culturais dos seus municípios de origem.

"A ideia passa por fomentar o intercâmbio de experiências e dar a conhecer os costumes e as tradições dos dois lados da fronteira", acrescentou o autarca.

O programa "Conociéndonos" tem com fim criar as melhores condições para proporcionar aos pequenos estudantes destas zonas de fronteira um espaço de partilha cultural, linguística e interpessoal.

"A ideia passa, segundo os promotores do programa educativo transfronteiriço, por desenvolver entre os alunos um sentimento de pertença a um território comum, aproximando estas comunidades de países vizinhos, e evidenciando as suas coincidências culturais e sociais, colocando as crianças na frente de ação e dar andamento ao lema da União Europeia: Unidos na Diversidade", evidenciam os promotores do projeto.

Papel importante vão desempenhar, na sexta-feira, dois alunos do Agrupamento de Escolas de Torre de Moncorvo que interpretarão o papel do Rei D. Dinis e da Rainha D. Isabel.

Não fosse o concelho de Torre de Moncorvo a "terra do ferro", onde está em curso um projeto de investimento na exploração daquele mineral, o tema do certame leva os visitantes até à Idade Média, onde negócio daquele metal é o ponto do próximo fim de semana.

"Os alquimistas insistem no processo de transmutação do ferro através do fogo, na busca do elixir da vida eterna ou da pedra filosofal", explica a organização da iniciativa.

in:diariodetrasosmontes.com
C/Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário