segunda-feira, 29 de abril de 2019

Moimenta recebeu 27.ª edição da Feira Franca

Moimenta, no concelho de Vinhais, recebeu este fim-de-semana mais uma edção da Feira Franca. Este ano participaram no certame 16 expositores com produtos da terra, artesanato e gastronomia.
Para o presidente da união de freguesias da Moimenta e Montouto, Duarte Pires, a feira que vai na 27.ª edição tem um papel importante de dinamizar a economia local em particular o sector primário.

“É bom para a freguesia e em especial para os agricultores essencialmente e para a pecuária. Sabemos que é uma região que vive da agricultura, o turismo ainda está em segundo ou terceiro plano. Como temos estes concursos todos virados para a parte agrícola é importante para lhes dar um estímulo”, explicou.

Para além dos concursos de ovinos de raça churra galega bragançana e de cão de gado transmontana, a feira franca da Moimenta contou ainda com debates sobre o castanheiro e uma apresentação sobre a presença do lobo. Gonçalo Costa, da empresa Bioinsight que faz expedições para conhecer o animal e o habitat, está a fazer um levantamento da presença do lobo no concelho de Vinhais.

“Vamos tentar conhecer a realidade actualizada do lobo na região, o projecto está pensado para 6 anos, para ir acompanhando a evolução da espécie e das suas presas. Já temos alguns dados, diziam-nos hoje que haveria seis ou sete alcateias aqui no concelho, nós não temos números tão elevados, conseguimos saber que existem três ou quatro, mas nesta próxima época de reprodução esperamos ter uma ideia mais fidedigna do que existe”, avançou.

O trabalho vai continuar neste Verão. Este ano, deverão ainda começar a ser feitos novos censos do lobo no país. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário