sexta-feira, 26 de abril de 2019

UM HINO À LIBERDADE….

Por: Maria da Conceição Marques
(colaboradora do "Memórias...e outras coisas..."

Fascismo…
Miséria…
Fome e opressão
O rosto escondido…
A saliva cuspida
Os ratos no vão
Fascismo!
A palavra oprimida
A sílaba homicida 
Podridão.
A falta de liberdade
A ausência de expressão 
Na esquina da noite…
Na emboscada da luta
Ficavam os homens…
Os mais corajosos…
Enjaulados na prisão.
Sonhadores subjugados… 
Perseguidos, julgados
Torturados em vão
Por sonhos ousados.
Metidos em celas
Sem culpa ou perdão.
Com a brisa de Abril…
Abriram cancelas
Floriram janelas
Serraram-se grades
E as privações!
A PIDE acabava
Pisada e calcada
Nas pedras da rua…
Jazia a tortura.
O regime morria
Abril, campa fria.
Morria a agonia
Enterravam-se agruras.
Sem sangue ou torturas.
Nas metralhadoras,
floria a esperança
Em cravos vermelhos
Em mãos de criança!
Em gritos de amor.
E a mocidade…
Matava a saudade
De cravos em riste 
Via o sonho crescer 
A liberdade nascer
A história mudou
A ditadura morria
No peito crescia
A vontade de vencer.

Maria da Conceição Marques, natural e residente em Bragança.
Desde cedo comecei a escrever, mas o lugar de esposa e mãe ocupou a minha vida.
Os meus manuscritos ao longo de muitos anos, foram-se perdendo no tempo, entre várias circunstâncias da vida e algumas mudanças de habitação.

Participei nas colectâneas:
POEMA-ME
POETAS DE HOJE
SONS DE POETAS
A LAGOA E A POESIA
A LAGOA O MAR E EU
PALAVRAS DE VELUDO
APENAS SAUDADE
UM GRITO À POBREZA
CONTAS-ME UMA HISTÓRIA
RETRATO DE MIM.
ECLÉTICA I
ECLÉTICA II
5 SENTIDOS
REUNIR ESCRITAS É POSSÍVEL – Projecto da Academia de Letras Infanto-Juvenil de São Bento do Sul, Estado de Santa Catarina
Livros editados:
-O ROSEIRAL DOS SENTIDOS
-SUSPIROS LUNARES
-DELÍRIOS DE UMA PAIXÃO
-ENTRE CÉU E O MAR
-UMA ETERNA MARGARIDA

2 comentários:

  1. -Conterrânea: Parafraseando a saudosa Beatriz Costa, dou-lhe 20 valores, porque a escala não tem mais.Obrigado deste anónimo Soldado de Abril.

    ResponderEliminar
  2. Lindo! Sonoro e bem construído! Fiquei com vontade de comprar um dos seus livros!

    ResponderEliminar