terça-feira, 25 de junho de 2019

AEPGA cancelou o Festival Itinerante da Cultura Tradicional "L Burro I L Gueiteiro"

A Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino (AEPGA), informou a comunicação social que este ano não realiza "o Festival Itinerante da Cultura Tradicional "L Burro I L Gueiteiro". Diz que "lhe foram retiradas as condições para concretizar o festival". A edição de 2019, com data prevista entre 24 e 28 de Julho, marcaria o retorno do evento às aldeias de Fonte de Aldeia e Picote, mas este ano não vai ser organizado pela AEPGA.
Foto: AEPGA

"Este regresso, especialmente a Picote, tinha como principais objectivos envolver novamente a população da aldeia na realização do Festival que, na edição de 2011, tão bem soube acolher e servir os visitantes numa partilha especial entre quem recebe e quem visita, proporcionando uma vivência única de um evento cultural e assegurar que todos os participantes voltassem a desfrutar de uma edição com duração de 5 dias, plena de entretenimento", mas este ano o evento foi cancelado, salienta um comunicado da AEPGA.

Segundo a mesma fonte, o cancelamento deveu-se a alguns desacordos com a Associação Cultural Galandum Galundaina. "Devido a diversas posições assumidas pela Galandum Galundaina deixou de existir uma partilha de valores e objectivos comuns, o que torna inviável o processo de produção do festival, não restando outra alternativa à AEPGA senão admitir que a parceria com a Galandum Galundaina – Associação Cultural na organização do festival de L Burro I L Gueiteiro chegou ao fim. A Associação AEPGA lamenta profundamente o afastamento da organização do L Burro I L Gueiteiro a que foi forçada, pois organiza este Festival único há mais de 16 anos, mas sem condições de trabalho não é possível alcançar bons resultados", lê-se no comunicado de imprensa distribuído pela AEPGA.

"Face a esta tomada de decisão, iremos projectar um outro evento, num formato adaptado aos desafios emergentes, continuando a adoptar uma abordagem que toma o burro como um todo, composto não só de dimensões biológicas que interessam conservar, mas também de uma imensa riqueza cultural e que, assente na sustentabilidade e preservação do meio envolvente, garanta uma experiência ímpar às pessoas locais, aos participantes, músicos, artistas, voluntários e parceiros", esclarece a AEPGA.

A Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino apresenta assim as desculpas públicas "pelos inconvenientes subjacentes à não participação da AEPGA na edição de 2019, e informamos todos os participantes que já agendaram as suas férias para estas datas que, teremos muito gosto em recebê-los no Centro de Valorização do Burro de Miranda, para participarem na festa da sua inauguração, no dia 27 de Julho, corroborando a ideia que a AEPGA continuará a assumir a responsabilidade de contribuir com actividades criativas e de qualidade que estimulem a cultura e mostrem o melhor do Planalto Mirandês".

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário