terça-feira, 4 de junho de 2019

Bragança volta a ser, de 12 a 16 de junho, o epicentro da arte de rua, com o IV Festival de Street Art – Sm’arte.

Apresentado à comunicação social, no dia 3 de junho, o evento prepara-se para trazer muito mais do que novas cores a Bragança, incluindo iniciativas, como pintura e escultura urbana, mercado de usados, street food, teatro, dança e desporto de rua.

Já no âmbito das intervenções de arte urbana, o IV Sm’arte contará com a participação de 14 artistas, entre os quais Frederico Draw, natural do Porto, Cain Ferreras, de Espanha e Lucky Hell e Trip Dtos, de Bragança, que, sob o tema “Festas e Rituais de Inverno de Bragança”, vão dar mais cor e vida a diferentes locais e superfícies da cidade.
Uma das principais novidades desta edição é a criação inédita do Coletivo “Conexões”, constituído por dez artistas residentes em Bragança, de diferentes áreas artísticas (António Meireles, Ana Carreira, João Ferreira, Miguel Moreira e Silva, Ofélia Marrão, José Luís Benites, Octávio Marrão, Carlos Costa, Jacinta Costa e Duarte Saraiva), que vai realizar intervenções na zona verde do Rio Fervença, sob o lema “Todos a ferver no Fervença”.
Os alunos de artes do Agrupamento de Escolas Emídio Garcia, da Escola Profissional Prática e Universal (EPPU) e da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança foram, também, desafiados a decorar os “armários” cinzentos de energia, instalados em algumas das ruas do Centro Histórico de Bragança, ganhando nova vida e atratividade e transformando-os em verdadeiras peças de arte. Uma iniciativa que conta com o apoio da EDP Distribuição.
Recorde-se que Bragança conta, já, com mais de 40 intervenções de street art em diferentes espaços públicos e integra, desde o ano passado, a plataforma mundial de arte urbana (https://streetartcities.com/).
Além da arte urbana, o SM’ARTE acolhe muitas outras iniciativas, como Street Food e o Mercado de Rua, uma feira de artigos usados que terá lugar na parte inferior do Jardim Dr. António José de Almeida, de 14 a 16 de junho, entre as 10h00 e as 20h00, com entrada livre. Este será um espaço para venda, compra e troca de artigos em segunda mão, nomeadamente artesanato, vestuário, calçado, acessórios, brinquedos, livros, discos, DVD´s e CD’s. A participação no Mercado de Rua é gratuita e as inscrições decorrem até dia 7 de junho.
Esta edição do SM’ARTE ficará, também, marcada por uma vertente desportiva, com Desporto de Rua, através da realização, na tarde e na noite do dia 15 de junho, na Praça da Sé, do Torneio de 3x3 de Street Basket, organizado pela Associação Estrelas Brigantinas.
Contará, ainda, com a estreia da peça de Teatro de Rua “Iceberg, o último espetáculo”, uma coprodução do Teatro Municipal de Bragança, que retrata as alterações climáticas e sua implicação nas migrações humanas.

Município de Bragança

Sem comentários:

Enviar um comentário