sexta-feira, 21 de junho de 2019

Freixo de Espada à Cinta convida a uma viagem até ao tempo de D. Manuel I

A partir de hoje e até domingo, Freixo de Espada à Cinta está de viagem à época manuelina.
Esta é a terceira edição do Mercado Medieval e, pela primeira vez, será alusivo ao reinado de D. Manuel I, já que este rei concedeu à vila o foral novo, o último dado ao concelho, em 1512. Segundo a presidente da câmara de Freixo, Maria do Céu Quintas, este ano o mercado conta com um casamento especial. “O projecto da nossa igreja, que é uma réplica dos Jerónimos, foi feito por um arquitecto espanhol. Vamos evocar um casamento espanhol porque ele casou-se em Freixo com uma senhora de cá, depois é que foram viver para Tomar”, explicou a autarca que afirma que evento mudou de nome para homenagear aquele rei devido ao legado arquitectónico da sua época, sendo Freixo muitas vezes referida como vila manuelina.

Além da gastronomia, artes e ofícios, espectáculos de fogo, danças orientais e cetraria, o mercado conta ainda com perto de 60 expositores.

O casamento manuelino está marcado para amanhã à tarde. O Mercado Manuelino, que se prolonga até domingo, conta ainda com as peças de teatro A LENDA DE FREIXO e A CONSTRUÇÃO DA IGREJA MATRIZ. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário