quarta-feira, 19 de junho de 2019

Mogadouro obtém reforço de 2 milhões de euros de fundos para obras na cantina e espaço de valorização das raças autóctones

O município de Mogadouro conseguiu mais cerca de 2 milhões de euros através do reforço de verbas do Portugal 2020 e do Provere.
O montante será destinado a completar o financiamento considerado baixo de duas obras previstas para o concelho, o Espaço de Promoção e Valorização das Associações e Raças Autóctones (EPVARA) e a nova cantina escolar.

“O reforço da verba permitirá uma comparticipação de 85%, no caso da construção da cantina escolar, quando só tínhamos inicialmente apenas 18%, o que era muito baixo. Traduz-se efectivamente num esforço menor do município”, esclareceu o presidente do município de Mogadouro, Francisco Guimarães.

No caso da cantina, a obra, que será posta a concurso até ao final do ano, vem resolver um problema antigo que obriga os alunos a sair do edifício do agrupamento de escolas para as refeições. “Os alunos não precisarão de sair do perímetro do agrupamento de escolas para irem à cantina, como acontece agora”, frisou.

O espaço destinado à promoção das raças autóctones tinha um financiamento comunitário também considerado insuficiente de 200 mil euros. Agora o município conseguiu mais meio milhão de euros. “Quanto ao EPVARA só tínhamos 200 mil euros inicialmente, para uma obra que ronda 1 milhão de euros, o que era também muito reduzido”, destacou.

O reforço de verbas do pacto da CIM Terras de Trás-os-Montes com a CCDRN traduziu-se em mais 10 milhões de euros para os nove municípios da comunidade intermunicipal. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário