terça-feira, 18 de junho de 2019

Petição pública quer reativação da Linha do Douro até Barca d’Alva e Espanha

Foi apresentada publicamente durante o passado fim-de-semana, no Museu do Douro, uma petição pública  que reivindica a reativação da Linha do Douro até Barca d’Alva e Espanha. Os promotores foram a Liga dos Amigos do Douro Património Mundial e pela Fundação Museu do Douro. 
Petição pública quer reativação da Linha do Douro até Barca d’Alva e Espanha
O documento será endereçado à Assembleia da República para abertura de uma discussão sobre a necessidade de promover a requalificação desta linha férrea, considerada no âmbito da União Europeia como uma das linhas com maior viabilidade, havendo a necessidade de incluir o projeto no Plano Nacional de Investimentos para a década 20-30, o que na atualidade não acontece. 

Em declarações à agência Lusa, António Marquez Filipe, da Liga dos Amigos do Douro Património Mundial, disse que “há hoje uma recetividade de Bruxelas para apoiar esta requalificação, que se traduzirá, seguramente, em apoios financeiros elevados”. 

A Petição alerta para a importância económica desta ferrovia para a região, mormente pelo interesse turístico que a mesma possui. No texto da petição salienta-se que “a requalificação da Linha do Douro poderá ser vetor fundamental no turismo na região por ligar quatro patrimónios da Humanidade: o Porto, o Alto Douro Vinhateiro, Foz Côa e Salamanca”. 

Existe atualmente um consenso generalizado a todas as das forças políticas da região que consideram a Linha do Douro como determinante para o futuro regional, para a dinâmica económica e para a fixação da população, caso a mesma passe a integrar a vertente transfronteiriça “que interessa a Portugal, à Espanha e à Europa”. 

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário