sábado, 22 de junho de 2019

População das Terras de Trás-os-Montes vai ter mais informação financeira

A população dos nove concelhos da Comunidade Intermunicipal (CIM) Terras de Trás-os-Montes vai ter acesso a mais informação financeira no âmbito de um acordo de cooperação oficializado hoje, em Mirandela, no distrito de Bragança.
Mais informação e formação sobre depósitos, crédito, seguros e outros produtos financeiros, sobretudo junto das populações rurais, é o compromisso do Acordo de Cooperação que a CIM- celebrou com o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF) e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento regional do Norte (CCDR-N).

O objetivo será materializado, como informou a CIM, com campanhas de sensibilização sobre temas financeiros junto da população dos nove municípios, nomeadamente Bragança, Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Vinhais, Vimioso, Miranda do Douro, Mogadouro, Vila Flor e Mirandela.

O acordo, assinado hoje no Museu da Oliveira e do Azeite de Mirandela, contempla, numa primeira fase, um programa de formação de formadores realizado pelos supervisores financeiros e dirigido a técnicos das autarquias locais da Comunidade Intermunicipal.

Após esta formação serão implementadas pelas autarquias locais, com apoio dos supervisores financeiros, ações de informação e formação financeira e campanhas de sensibilização sobre temas financeiros, segundo a CIM.

Este acordo de cooperação enquadra-se no protocolo celebrado, em 2017, entre o CNSF e a CCDR-N para a promoção da formação financeira na região Norte, no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira.

O protocolo entre o CNSF e a CCDR-N visa promover a formação financeira da população da região do Norte através das autarquias locais consideradas “parceiros fundamentais” para assegurar que cheguem a todo o território as ações a desenvolver e para identificar as mensagens e os canais mais adequados para chegar às populações.


As câmaras da CIM do Tâmega e Sousa foram as pioneiras na implementação do projeto de promoção da formação financeira, com a celebração de um acordo de cooperação, em junho de 2017.

Mais tardem em junho de 2018, aderiram as autarquias da CIM do Alto Tâmega e agora as da CIM Terras de Trás-os-Montes.

in:diariodetrasosmontes.com
C/Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário