segunda-feira, 17 de junho de 2019

“Transfroteriza”,

550 foi o número de participantes na “Transfroteriza”, um campeonato ibérico cujo traçado uniu, hoje, as zonas raianas e paisagens idílicas da Sierra de la Culebra (Sanábria - Espanha) e do Parque Natural de Montesinho.

A prova contou com três percursos diferentes, com pontos de partida distintos (aldeias espanholas de Santa Cruz de los Cuerragos, Riomanzanas e Figuerela de Arriba), mas com chegada no mesmo lugar, a aldeia de Rio de Onor, no concelho de Bragança, fazendo jus ao carácter transfronteiriço que a organização pretende.

Miguel Abrunhosa, Vereador da Câmara Municipal de Bragança, salientou, durante a cerimónia de entrega de prémios, que “esta iniciativa de cooperação transfronteiriça procura, além reforçar os laços entre os dois territórios, promover a prática do desporto e de um estilo de vida saudável, dinamizar a região, o turismo e a economia local.

A atleta brigantina Lucinda Moreiras alcançou o segundo lugar na prova de 33km, sendo a melhor em femininos. Em masculinos, Orlando Alves (1.º), Manuel Palmeiro (2.º) e David Palmeiro (3.º) preencheram o pódio de Veteranos B. Jorge Pires e Rui Pereira foram 3.º, em Veteranos A e na prova de 24km. Ilídio Moreiras classificou-se em primeiro lugar do escalão.

De destacar, também, que, na sua 3.ª edição, o Campeonato Ibérico contou com a participação de cerca de 250 atletas portugueses (provenientes de todo o território nacional), notando-se um crescimento significativo face à participação portuguesa na 1.ª edição do evento, que rondava os 30 atletas. Este é um indicador da evolução da prova em termos de capacidade de captação de um maior número de visitantes ao território de fronteira, mais concretamente a Bragança.

A “Transfronteriza” é uma prova organizada pela Diputación de Zamora, com o apoio do Município de Bragança e da União das Freguesias de Aveleda e Rio de Onor.

Município de Bragança

Sem comentários:

Enviar um comentário