segunda-feira, 29 de julho de 2019

Dez anos de Red Burros Fly-In: a aviação celebrada em Mogadouro

Ao longo do fim-de-semana, o aeródromo de Mogadouro acolheu o Red Burros Fly-In. O evento, que assinalou dez anos, pretende celebrar a aeronáutica e levá-la a miúdos e graúdos.
No discurso de abertura, Francisco Guimarães, director do evento e presidente da câmara de Mogadouro, frisou que a construção do heliporto municipal, no aeródromo, poderá ser uma realidade ainda este ano. “Está em fase final de concurso a construção do heliporto aqui. Levantaram-se várias hipóteses, de ser construído mais próximo da vila, mas entendemos que as condições aqui são as melhores. Vamos ter que sinalizar também para que tenha condições nocturnas e por isso o investimento é um bocadinho mais caro. Vamos construir o heliporto aqui no aeródromo para podermos estar de forma preventiva para aquilo que houver necessidade. Tínhamos a construção do heliporto já projectada mas não tínhamos possibilidade de o ter feito, vamos lançar o concurso para ver se ainda este ano o temos construído”.

O tempo pouco convidativo que se fez sentir não deixou participar as mais de 120 aeronaves previstas mas a animação não faltou e Francisco Guimarães sublinhou a dinâmica que é trazida à região. “Também já houve aqui uma semana dedicada às Térmicas, em que muita gente vem para aqui e traz os seus planadores e ao longo do dia vão voando. Já essa semana começa por esgotar um bocadinho a unidade hoteleira de Mogadouro. Claro que com este evento esgota não só Mogadouro como os concelhos vizinhos, como Miranda do Douro e Vimioso”.

O evento contou ainda com saltos em paraquedas protagonizados pela equipa “Falcões Negros”. Rui Carvalho, primeiro sargento do Exército Português, conta que esta é das provas que mais seduz quem vem assistir. “Falcões Negros é a equipa de demonstração que representa o Exército Português. Esta equipa também faz provas de precisão e aterragem e demonstrações de paraquedismo. Somos o emblema do Exército Português no paraquedismo. Esta equipa é composta por dez elementos, aqui estamos três e há outros elementos a fazer uma prova de precisão em Vila Nova da Barquinha. É uma das provas que mais deslumbra as pessoas. É diferente, não é todos os dias que se vê paraquedistas a aterrar”.

Pelo Red Burros passou Cástor Fantoba, campeão europeu de acrobacia. O piloto espanhol reforça que é evento importante para promover a aviação. “Parece-me muito bem organizado. É uma iniciativa muito interessante para promover a aviação em geral e para ajudar a que toda a gente que voa, dos dois lados da fronteira, venha aqui passar um fim-de-semana interessante e conhecendo a zona de Mogadouro. Há a possibilidade de conhecer o Alto Douro, beber estes vinho e comer esta carne.. que melhor?”.

Um piloto, que seguia de Mirandela para o evento, teve que fazer uma aterragem de emergência em Vale Benfeito, no concelho de Macedo de Cavaleiros, por causa de uma indisposição. A aeronave ficou destruída mas o piloto saiu ileso e foi ele mesmo que deu as coordenadas do lugar em que se encontrava.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário