sexta-feira, 26 de julho de 2019

Festas de Mirandela arrancam hoje

Começa, esta quinta-feira, a festa da cidade de Mirandela, em honra de Nossa Senhora do Amparo, que só termina no dia 4 de agosto.
O orçamento para os 11 dias de festa ronda os 285 mil euros, sendo que o Município contribui com 108 mil, menos 12 mil euros, comparativamente a 2018. Uma redução que o juiz da confraria, Sílvio Santos,   não esconde que traz algumas limitações, embora espere no final contar com um saldo positivo:

“O corte foi de 10%, são 12 mil euros anuais no subsídio do município. É óbvio que isto tem repercussão pois é o custo muito aproximado de um cabeça de cartaz. O nosso orçamento foi ajustado, no geral, para este ano, em cerca de 7%, ainda com uma ligeira diferença porque acreditamos que ainda conseguimos os 3% que perdemos aqui no subsídio municipal, compensando de outra forma.

A organização, quando planeia algo, fá-lo de forma a que o possa suportar.”

A restante receita tem de ser obtida com recurso à publicidade sonora, aos terrados, aos divertimentos, donativos e peditório à sociedade civil e empresários locais. Dos 285 mil euros de orçamento, mais de 160 mil são absorvidos pelos espetáculos musicais e pela sessão de fogo de artifício, do dia 3 de agosto, que são gratuitos e por isso sem qualquer retorno financeiro.

Durante os 11 dias, há dois espetáculos musicais diários, distribuídos pelo Parque do império e pela zona verde do Parque Dr. José Gama, onde também estão concentrados os bares e o parque de diversões.

Quim Barreiros, Jorge Fernando, Virgul, Quem é o Bob e Slamtype, são alguns dos artistas que marcam presença a par de 15 bandas do concelho. Os restantes destaques vão para a marcha luminosa e a noite dos bombos.

No próximo sábado, está agendada a inauguração das obras da zona envolvente ao santuário, que, no entender de Sílvio Santos, vão tornar aquele local muito mais aprazível e não tem dúvidas que passará a ser uma zona de referência da cidade:

“Independentemente de ser o ideal ou não, acho que toda a envolvente sai enriquecida.

É um espaço da confraria que está muito aprazível, e com a intervenção que sofreu, neste momento qualquer mirandense vai poder usufruir, extra período de festas, de uma espaço de lazer, descanso e passeio muito agradável.

Estamos a falar de cerca de 6800 metros quadrados que estavam vedados e com um aspeto que deixava muito a desejar.”

Esta noite terá lugar a cerimónia de abertura das festas, no parque do Império, com uma ópera cómica, acompanhada pela orquestra da Escola Profissional de Arte de Mirandela (ESPROARTE), da autoria do compositor italiano Gaetano Donizetti.

INFORMAÇÃO CIR (Terra Quente FM)

Sem comentários:

Enviar um comentário