terça-feira, 30 de julho de 2019

IPB integra consórcio internacional de ciência dirigido a países de língua portuguesa

O Instituto Politécnico de Bragança faz parte do consórcio do Centro de Ciência LP – Centro Internacional para a Formação Avançada em Ciências Fundamentais de Cientistas oriundos dos Países de Língua Portuguesa.
Este centro UNESCO de Categoria 2 é composto por dois consórcios internacionais de investigação e doutoramento, que integra Escolas de Ciências Agrárias, da qual o IPB faz parte, e Escolas de Engenharia. O objectivo do projecto passa por desenvolver a investigação científica em países de Língua Portuguesa, explica Orlando Rodrigues, presidente do IPB

“Tem como objectivo capacitar cientistas nos países de Língua Portuguesa, no sentido de desenvolver a ciência e a capacidade científica nesses países”, explicou Orlando Rodrigues, presidente do IPB

20 Bolsas de doutoramento vão ser atribuídas pelo consórcio das Ciências Agrárias, e cinco vão ser dadas ao politécnico de Bragança. A formação de alunos, oriundos de países de Língua portuguesa, na área da ciência tem sido um trabalho feito pelo politécnico.

“O Instituto Politécnico de Bragança tem feito um esforço muito grande na cooperação e no desenvolvimento desses países. Temos formado muita gente, muito dos líderes dos quadros actuais desses países passaram já por aqui”, destacou Orlando Rodrigues.

O Centro de Ciência LP deriva de uma proposta apresentada pelo Governo Português à UNESCO em Junho de 2009. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário