segunda-feira, 29 de julho de 2019

Úlceras de pressão podem agora ser monitorizadas através do telemóvel

Desde o início do mês que os utentes da Unidade de Cuidados na Comunidade da Unidade de Local de Saúde do Nordeste podem monitorizar a evolução das úlceras de pressão através do telemóvel.
Trata-se de mais uma medida de assistência promovida pela Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSN) que, desde o início do mês de julho, permite que através de um telemóvel, seja possível analisar e medir a dimensão da lesão, monitorizando a evolução da mesma e o sucesso dos tratamentos efetuados.

Mas vamos então perceber como funciona esta nova ferramenta.

Com recurso a um telemóvel smartphone, disponibilizado pela ULSN, os profissionais de saúde terão apenas de tirar uma fotografia à ferida, e através de uma aplicação gratuita (Imito Measure), especificamente para uso profissional e associada ao e-mail institucional, podem acompanhar a evolução do problema e solicitar apoio de outros profissionais se necessário.

Numa publicação, a ULSN explica que, inicialmente, uma ferida por pressão começa com “uma ligeira vermelhidão na área afetada” e ocorre quando “há uma diminuição da circulação sanguínea provocada pela pressão aplicada a uma área específica. Podem ser afetadas várias camadas da pele, músculos e ossos.”

A ULSN a dispor de uma nova ferramenta que através de um telemóvel permite acompanhar a evolução e assim adequar os tratamentos de úlceras de pressão.

Foto: Facebook ULS Nordeste 
Escrito por ONDA LIVRE 

Sem comentários:

Enviar um comentário