segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Aldeia brigantina de São Pedro de Sarracenos assinalou 19 anos de feira das cebolas

Conhecida como a terra das cebolas, a aldeia de São Pedro de Sarracenos, em Bragança, celebrou ontem o sector agrícola.
Há 19 anos que a localidade abre portas a um certame dedicado às cebolas e há quem diga que será mesmo a mais antiga feira rural do concelho. Fábio Pires, um dos agricultores que leva o produto à feira, dedica-se a este cultivo há três anos e destaca que não falta gente para comprar. “Vende-se bem, cerca de 2500 quilos. É o terceiro ano e cada ano tenho vendido mais. Aqui na feira vendo perto de 1500 mas depois vou vendendo ao longo do ano. Isto é gosto próprio pela agricultura, tem que se gostar e isto é um passatempo”.

Humberto dos Santos, presidente da junta de freguesia, sublinha que a feira é uma verdadeira festa para a localidade. “É a mais antiga do concelho deste tipo de feiras e isto já é uma tradição. A nomeada da aldeia é São Pedro das cebolas talvez porque a cebola tem qualidade. Temos dois produtores a vender na feira mas quase todas as casas produzem para consumo próprio”.

Hernâni Dias, presidente da câmara municipal de Bragança, destaca que a feira atrai gente de todo o concelho e até de fora dele. “Muita gente aqui vem propositadamente, até de outros concelhos. Já encontrei aqui pessoas da zona do Porto que vieram propositadamente para adquirir as cebolas. Mostra que há muito interesse pelo produto. Faz com que as nossas aldeias se mantenham vivas, sejam visitadas por outras pessoas que não vivem nessas mesmas localidades e, no fundo, dar um contributo para a actividade económica do concelho”.

A Feira das Cebolas aconteceu ontem, pela décima nona vez, em São Pedro de Sarracenos.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário