terça-feira, 27 de agosto de 2019

As Festas da Cidade e um Arraial que sempre neste dia, ou noite, 21 de Agosto, recordo para me sentir cada vez mais parte desta terra e suas gentes, quer os recordados estejam vivos ou hajam já descido com o corpo à terra e espírito ao céu subido.

Por: António Orlando dos Santos (Bombadas)
(colaborador do "Memórias...e outras coisas...")

Abílio Fogueteiro

Era um dia de Arraial no ano de 1958 e era já pronto o Edifício Domingos Lopes que o distinto comerciante do mesmo nome oferecia à cidade e se haveria de tornar numa referência para todos os que visitam Bragança e para os nados e criados aqui, que o identificam hoje como o Edifício do Flórida que ainda não existia.

Instalou-se no rés-do-chão a chamada cabine de som que servia de Zona Cerebral e de Coordenação do som para o perímetro que circundava a área central do que era a cidade nesse tempo, a saber, Rua Direita até à Escola Velha, área do Mercado, Praça da Sé e Rua de Trás, Rua dos Oleiros, Rua da República, Alexandre Herculano até à Flor da Ponte e o Jardim António José de Almeida que na parte inferior servia de plataforma às Verbenas e à Mina e o tabuleiro superior de ambos os lados serviam de recinto de Baile e tinham barracas de entretenimento que também se estendiam pela Rua da República dando um verdadeiro ar de festa à cidade. 
Na Praça Prof. Cavaleiro de Ferreira e até mais ou menos metade da Avenida João da Cruz ficavam instalados os Carrocéis e as tendas que sendo para as mais variadas actividades transformavam a cidade num verdadeiro Arraial. 
No Edifício Domingos Lopes o Senhor José Sabino Ribeiro com a sua sabedoria e discernimento montou todo o equipamento para que a música e as mensagens áudio fossem claras e pudessem assim deliciar a população e coordenar toda a logística que uma Festa desta envergadura implicava.
Havia no ar um certo ambiente de modernidade e o edifício referido, acabado de construir e com o aparato de todos aqueles aparelhos que o Senhor Sabino Ribeiro ali expunha com todas aquelas luzinhas, verdes, vermelhas, laranja em constante piscar, faziam a nossa imaginação voar e admirados toda a garotada da Caleja e outros bairros da cidade, confluíam para a frente dos painéis de vidro que ocupavam todo o perímetro da Cabine de Som que a nós nos parecia mais uma central atómica do que um simples estúdio de áudio montado e coordenado pelo mais conceituado técnico de Rádio e Electricidade que era para nós, garotio daquele tempo uma Lenda Viva. 
Orlando Lopes
Licínio Gorgueira
Os locutores de serviço, lembro ainda claramente eram o Snr. Licínio Gorgueira e o Snr. Orlando Lopes, Pachilro, que ainda diz presente e é um dos homens que mais trabalhou graciosamente para o prestígio da sua cidade, tendo ocupado postos em praticamente todas as instituições desde o meu tempo de menino. 
Com todo o sistema montado e a funcionar sobre esferas, andávamos nós em constante correrio entre o Campo do Toural, onde havia Tiro aos Pombos,Tiro aos Pratos, Gincana de Automóveis e Jogos de Futebol, a Praça dos Tribunais e todos os outros locais onde mexesse a Festa, quando ouviamos anunciar através da aparelhagem sonora que no dia do Arraial à noite estaria entre nós para nos deliciar com a sua voz maravilhosa a fadista Dina Lopes, nossa conterrânea que atuaria em homenagem à sua cidade, graciosamente, nos estúdios montados no novel edifício apenas inaugurado e que, como ela, eram uma honra para a cidade e região. 
Todos os garotos sabiam quem era Dina Lopes que recordo hoje aqui e a quem presto homenagem pelo encanto, o orgulho e a esperança que trouxe à garotada da Caleja e também o prazer que a mim próprio nos meus oito anos inocentes e esperançosos me transmitiu quando chegada a hora e depois de haver sido anunciada cantou para a cidade um fado que era naquele tempo muito popular e que ainda hoje tenho na memória pois foi ela que fez com que não houvesse rapaz ou rapariga da minha criação que não cantasse o FADO das QUEIXAS. 
(P'ra que te queixas de mim / Se eu sou assim como tu és /Barco perdido no mar / Que anda a bailar com as marés /Tu bem sabias que eu tinha queixumes / De tantos ciúmes que sempre embalei / Tu bem sabias que amava deveras /Porém quem tu eras / Confesso não sei ! Não sei quem és nem quero saber / Errei, talvez , mas que hei-de eu fazer /...
Falta dizer que a Dina era irmã da Miquelina, minha amiga, mãe do Paulo Bragança e que eu não sei hoje qual foi o seu trajeto artístico. Guardo no entanto esse tempo inesquecível que nos reservou esse pedaço de felicidade que ainda hoje trago comigo e que guardo como preciosidade do tempo em que eu vivia as Festas da Cidade. Quanto ao parentesco com o Paulo Bragança é também para mim uma alegria pois é de facto uma realidade que herdamos características dos nossos maiores que basta aperfeiçoar e elas se concretizam naturalmente.
A Dina Lopes tinha uma voz maravilhosa e o Paulo é também um excelente cantor de Fado e não só.

Nota: A música deste fado é de Carlos Rocha e a letra de Frederico de Brito. Foi um dos fados de que mais gostei pelo seu ritmo rápido e a sua poesia um tanto teatral mas bem concebida. 


A guitarra desempenha um papel maior e a menção ao ciúme, tema recorrente no fado, é bem conseguido com a menção do mar e das tragédias que lá se viveram.  (Barco perdido no mar, que anda a bailar com as marés. O fado, o mar e o ciúme, três tópicos do imaginário português que hoje passaram a secundários, pois a poesia musicada atual é duma pobreza quase absoluta. 
Há algumas exceções, mas só para confirmarem a regra.

21 de Agosto, dia que precede a noite do Arraial deste ano de 2019 




A. O. dos Santos
(Bombadas)

1 comentário:

  1. Caro Toninho.

    Como tu dizes e bem, todos cantavam o Fado das Queixas.
    Eu até me atrevi a cantá-lo em público acompanhado, no caso, à viola pelo nosso amigo Paulo Xavier, que bom mestre teve nestas andanças, seu Pai. Foi numa Festa de Natal para os doentes que estavam no Hospital de Bragança. O ano? Já não me lembra mas foi há mais de 40. Penso que não estarei errado se disser que "fomos lá parar", como "artistas" pelas mãos da Alfredina Xavier que era funcionária no hospital.

    ResponderEliminar