quarta-feira, 14 de agosto de 2019

José de Sousa Caldas – Monumento ao Abade de Baçal (1935)

A implantação do monumento ao Abade de Baçal no Jardim António José de Almeida levou José de Sousa Caldas a conceber uma estrutura diferente daquela que servira de suporte ao busto do conselheiro Abílio Beça.
Monumento ao Abade de Baçal (1935). Autoria: José de Sousa Caldas

O esquema cenográfico criado pela pequena escadaria que, em lanços simétricos, contorna o monumento pela parte de trás, conduz necessariamente o espectador a uma leitura obrigatória do busto de excelente qualidade do homenageado; para obter esse efeito, o escultor criou um esquema de moldura escalonada que serve de amplo pano de fundo ao plinto onde está colocado o busto de grande realismo do Abade de Baçal.
O padre Francisco Manuel Alves (1865-1947), mais conhecido pelo nome da sua terra natal, da qual foi pároco largos anos, até à data do seu falecimento, é uma figura incontornável para todos os que quiserem estudar o Distrito de Bragança, tendo deixado uma preciosa e vasta obra, ainda hoje tida como uma referência obrigatória para historiadores, arqueólogos e genealogistas.
Em 1935, o Museu Regional de Bragança, à frente do qual estava como diretor-conservador desde 1925, passou a ser designado por Museu do Abade de Baçal, como uma justa homenagem ao seu labor em prol da preservação da memória da sua região.
José de Sousa Caldas conseguiu, de forma sóbria mas com grande dignidade, transmitir-nos através do busto que esculpiu a força dessa personalidade ímpar da cultura bragançana.

Título: Bragança na Época Contemporânea (1820-2012)
Edição: Câmara Municipal de Bragança
Investigação: CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade
Coordenação: Fernando de Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário