quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Novos ninhos de vespa asiática detetados no concelho de Macedo de Cavaleiros

Têm vindo a ser detetados ninhos de vespa velutina (ou asiática) no concelho de Macedo de Cavaleiros. O primeiro foi descoberto no ano passado, na aldeia de Malta, mas há cerca de duas semanas, um novo ninho foi identificado e destruído no centro da aldeia de Bornes.

Pedro Mascarenhas, responsável pelo pelouro da Proteção Civil do Município Macedense, acredita que na zona envolvente destas aldeias possam existir mais focos desta vespa:

“Descobrimos no ano passado um ninho na zona de Malta que estava desocupado. Há pouco tempo, foi descoberto e destruído um ninho ocupado, no centro da aldeia de Bornes. Ao estarem no centro da aldeia, desconfiamos que na zona envolvente também possa haver, e se foram detetados em Malta e em Bornes, leva-nos a crer que aquela zona da serra possa ter mais ninhos de ambos os lados.”

Fica por isso o alerta a toda a população para que contactem todas as associações envolvidas na exterminação desta praga, sempre que desconfiem da existência de um ninho:

“A nossa preocupação é que as pessoas estejam atentas e se virem alguma coisa, ou desconfiarem que é um ninho de vespa asiática, pelo sim pelo não é melhor comunicarem e depois alguém irá tirar dúvidas e verificar. Se for, será destruído. A Câmara Municipal assinou um protocolo com a Associação de Produtores de Mel – A Seita da Abelha e com os Bombeiros Voluntários. São as três associações que estão responsáveis por destruir os ninhos. Para já, intervimos em duas situações, mas estamos preparados para as que possam aparecer para evitar que haja ferimentos ou danos pessoais.”

A vespa asiática é ligeiramente mais pequena que a vespa crabro. Tem o tórax e cabeça pretos sem manchas de cor e o abdómen também preto apenas com um segmento amarelo.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário