segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Seminário de São José, em Bragança, vai sofrer obras de requalificação

A diocese de Bragança-Miranda já assinou o contrato de empreitada para a primeira fase do projecto.
Segundo o padre Delfim Gomes, que integra o Instituto Diocesano do Clero, e está a acompanhar o projecto, a obra tem como objectivo renovar o corpo central da estrutura para que possa funcionar como uma casa do presbitério local e para a formação permanente dos pastores, em todas as fases da vida sacerdotal. “Há uma necessidade na nossa diocese de um espaço físico que englobasse toda a área pastoral. Verificámos que o espaço ideal era o seminário. Trata-se da requalificação do corpo central do seminário que irá servir para este objectivo. Em primeiro lugar é o apoio que tem que se dar aos sacerdotes jubilados, ter um espaço de conforto e de afecto ao fim de uma vida dedicada ao evangelho, e, em segundo, centralizar nesse espaço um lugar de formação dos seus agentes pastorais. Vai ser um polo dinamizador de toda a pastoral”.

A empreitada tem o valor global de um milhão e 300 mil euros. Para a assegurar, a diocese está a contar com o apoio das paróquias transmontanas e de todos quantos queiram contribuir. “Essa é a parte mais complicada da obra. Estamos a acompanhá-la já há dois ou três anos, na elaboração de projecto. Esta fase, que é a estrutura e telhado, é a primeira fase, que fica em 635 mil euros. A obra está divida em duas fases. Vamos contar com o apoio de várias pessoas e vamos começar a fazer uma campanha de angariação de fundos porque é uma obra que embora localizada em Bragança é de todos e para toda a diocese”.

A diocese pretende ainda abrir este espaço à comunidade em geral, enquanto lugar de retiros ou exercícios espirituais. “Queremos que o seminário seja uma casa aberta à comunidade. Não podia ser de outra forma”.

A empreitada passa pela requalificação de espaços como a biblioteca, cozinha, bar e lavandaria e será criado um auditório. O actual edifício do seminário recebeu os primeiros alunos em 1932.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário