terça-feira, 13 de agosto de 2019

Uma Ode às "Curriças de Caravelas"!

Por: Silvino dos Santos Potêncio
(colaborador do "Memórias...e outras coisas..")
Emigrante Transmontano em Natal/Brasil – desde 1979

Ainda hoje por pirraça, Eu entrei aqui nesta praça, p'ra saber o que se passa!? 
 Logo que entrei e aqui vi, 
Tudo isto que aqui li, 
Era muito do que eu já esqueci! 
Mas eis que o amigo Delmar, Pelo visto me veio contar,  
Aqui neste seu profundo prosar.  As coisas do meu Rincão. Umas boas outras não, E que falam bem da Nação! 
 E também dos traiçoeiros, 
Caminhos e caminheiros,  
Os que lá se foram p'rós estrangeiros! 
 De lá da "santa terrinha", 
Que tanto é tua como é minha, 
Me trazes novas fresquinhas,  
Algumas são tuas, outras minhas! 
Por isso eu aqui te solicito, 
Que repitas o que foi aqui escrito,  
E por tantas vezes eu repito;   
Em terras de Caravelas, 
Do Concelho de Mirandela,  
Por acaso tu conheces o que há nelas?!. 
Pois então quantos serão, Os passos que dali vão, Dali do Quadraçal ao Pinhão? 
E Subindo pela ladeira, 
Do caminho que leva à eira, 
Que  sobe e passa pela Carreira,  
Do Moinho até aos Tojais, 
E, ou até aos Colmeais,  
Caminhos que eu não esqueço jamais! 
  Dize-me tu aqui se já lá passaste!? Por onde foi que tu andaste,  E lá na terra... aonde ficaste?  
Ali no Terreiro do Passo,  O de Caravelas tem pouco espaço, Mas sempre aberto a um Abraço! 
 Emigrante portanto tu lembra-te!. 
 A diáspora é feita de mudanças!  
- E não importa quais são as tuas andanças.  

(in: CURRIÇAS DE CARAVELAS – TROVAS COMENTADAS)

Silvino dos Santos Potêncio, nascido a 04/11/1948, é natural da Aldeia de Caravelas no Concelho de Mirandela – Trás-Os-Montes - Portugal.
Este Autor tem centenas de crônicas, algumas já divulgadas sob o Título genérico de “Crônicas da Emigração”.  Algumas destas crônicas são memórias dos meus 57 anos na Emigração foram incluídas nos Blogs que todavia estão inacessíveis devido ao bloqueio do Portugalmail.pt, porém algumas foram já transcritas para a Página Literária. 
Presidente Fundador do Clube Português de Natal e Membro activo de várias páginas em jornais virtuais ligados ao Mundo da Lusofonia.
01 – POEMAS DE ANGOLA – “Eu, O Pensamento, A Rima!...”
02 – E-Book (Livro Electrônico): “UM CONVITE P’RA TOMAR CHÁ”
03 - CURRIÇAS DE CARAVELAS- TROVAS COMENTADAS é uma Antologia que contém  Trovas  e Textos Auto Biográficos da Aldeia Transmontana. 
        São livros da minha autoria já prontos para Edição e publicação brevemente. 
Actualmente mantenho uma página literária própria, como Emigrante Transmontano em Natal/Brasil, no Portal Recanto das Letras.   
O sitio do Escritor Silvino Potêncio  www.silvinopotencio.net  está aberto a visitas de todos os leitores de Lingua Portuguesa. 

Muito grato pela Atenção e receba um Forte e Fraterno Abraço. 

OBSMeu Caro Amigo Henrique Martins!

Este é um dos meus livros inteiramente dedicado à nossa região. 
Estou só a aguardar o numero do ISBN para ser vendido dentro e fora do Brasil a qualquer um que tenha interesse em comprar o livro impresso. 
Na modalidade livro electrónico (Ebook) pode ser comprado já via internet.
atualmente é mais viável e prático, além de mais barato. 
Este meu poema é o prólogo do livro.

Um forte Abraço e até breve. 

Sem comentários:

Enviar um comentário