segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Vila Flor é dos concelhos que mais exporta no distrito de Bragança

A garantia foi deixada pelo presidente da câmara, Fernando Barros, na décima sexta edição da TerraFlor, certame que terminou ontem.
Na origem dos números está, essencialmente, o que é produzido no concelho em termos agrícolas mas o autarca sublinha que há cada vez mais produtores e que têm crescido em termos do que é a promoção e estratégia de marketing do que comercializam. “Vila Flor está entre o segundo e terceiro concelho que mais exporta no distrito de Bragança. Temos aqui produtos na agro-indústria que têm peso enorme, como os cogumelos, a nível de frutas, no vale da Vilariça, temos produtores de grande dimensão, que abastecem as grandes cadeias de distribuição, e outros produtos como o azeite e o vinho. Hoje a TerraFlor tem um leque enorme de produtores de Vil Flor. Os nossos produtores hoje são produtores que sabem estar, que sabem apresentar e comunicar. Há uma coisa muito importante, em todas as suas embalagens têm escrito algo fundamental que é: Vila Flor”.

Já que a agricultura é a maior responsável pela posição que o concelho ocupa em termos de exportação, o autarca sublinha o peso que a água tem naquela região. “Temos um projecto aprovado de uma barragem para Friexiel mas já estamos a trabalhar num reforço da Vilariça e vamos apresentar ainda a este aviso uma candidatura. Precisamos de mais água no Vale da Vilariça. Não se faz agricultura rentável sem água e vai ser essa a nossa aposta”.

A décima sexta edição da TerraFlor contou com mais de 120 expositores que aplaudem a divulgação que com o certame é dado ao concelho. “É importante e sempre positivo divulgar o que temos aqui”, considerou uma das expositoras.

Nesta edição da TerraFlor o turismo assumiu destaque através de um seminário. Segundo Ana Fragoso, da organização, tentou assim perceber-se que é importante fazer crescer a área do turismo porque é complementar e, ao mesmo tempo, ajuda a vender os produtos e a terra. “É também uma forma de promover os próprios produtos. Os recursos que Vila Flor tem podem ser vendidos através do turismo. É um sector que se quer incrementar e que se procura que cresça. Nada melhor que trazer conhecimento e informação por isso trouxemos aqui alguns especialistas de diversas áreas. Falamos dos territórios, das pessoas e de como rentabilizar e criar diferenciação em cada território”.

A TerraFlor, que contou com mais de 120 expositores, essencialmente do concelho de Vila Flor, terminou ontem.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário