segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Aldeia de Vale da Porca entristece-se com a morte de Roberto Leal

António José Fernandes, mais conhecido como Roberto Leal, nasceu na aldeia de Vale da Porca, no concelho de Macedo de Cavaleiros, de onde partiu para o Brasil com 11 anos de idade.
Por lá, o sentimento é de grande tristeza, dizem os conterrâneos:

“É verdade. Foi um dos grandes amigos meus que faleceu, mas Deus é que sabe. Nunca será esquecido. “

“Tenho muita pena do Roberto Leal, era muito meu amigo, e eu dele.

Não me sai do pensamento nem do coração.”

“Só nos restam as lembranças, as recordações e as saudade.

Éramos inseparáveis.

Quando ele começou a cantar, começaram a aparecer os discos dele e as cassetes, e aqui em Vale da Porca só se ouvia a música do Roberto em todos os cantos.”

“Era filho da terra e a carreira dele levou o nome da aldeia longe.

Ele foi criado comigo, éramos uma família muito grande e ele ia lá para casa. Estava sempre a fazer música lá num banco antigo. São coisas que nunca mais se esquecem.”

“É uma grande perda.

Adorava as músicas dele, desde sempre. Quando começou a cantar comprei todos os CD, LP e cassetes.

Fui sempre acompanhando o trabalho dele, estive com ele várias vezes e tenho fotografias dele tanto na Suíça como em Portugal. É muito triste.”

“É triste porque não partem só os idosos.

De certa forma foi alguém que divulgou a música portuguesa e o nome de Vale da Porca pelo mundo. É uma perda e é muito natural que a aldeia esteja triste.”

Ontem à noite a população da aldeia de Vale da Porca juntou-se para rezar uma coroa em homenagem ao conterrâneo.

A autarquia de Macedo de Cavaleiros publicou uma nota de pesar na página da rede social Facebook, onde se pode ler que é com “consternação e pesar que o Município de Macedo de Cavaleiros apresenta sentidas condolências a todos os familiares e amigos do cantor, que teve ao longo da sua vida um importante papel junto das comunidades portuguesas, principalmente no Brasil, país para onde emigrou há várias décadas. Roberto Leal nunca esqueceu Portugal, assim como as suas raízes transmontanas, regressando sempre que podia à terra que amava e o viu nascer.”, lê-se ainda na mesma nota.

O velório de Roberto Leal acontece ao longo da manhã de hoje na Casa de Portugal, em São Paulo. O funeral está marcado para as 15h (19h em Portugal) no cemitério de Congonhas, também naquela cidade brasileira.

Roberto Leal estava internado desde quarta-feira num hospital de São Paulo, no Brasil, segundo a acessória do cantor avançou à imprensa brasileira, devido a uma reação alérgica a um medicamento, mas terá sido a evolução de um melanoma maligno no fígado, causando insuficiência renal que o vitimou.
Casa onde Roberto Leal viveu na infância, em Vale da Porca.

Largo e Tanque Roberto Leal, em Vale da Porca.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário