sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Berta Nunes é a nova secretária de Estado das Comunidades Portuguesas

Berta Nunes, 64 anos, ex-presidente da Câmara de Alfândega da Fé, vai assumir a pasta da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas.
Berta Nunes, que é médica e durante anos dirigiu alguns organismos de Saúde na região, esteve na última década à frente dos destinos daquele município do distrito de Bragança. A ex-autarca de de Alfândega da Fé suspendeu o mandato em julho para entrar na lista de candidatos a deputados por Bragança. Não foi eleita, já que o PS elegeu apenas um deputado por aquele círculo eleitoral, mas será a nova secretária de Estado das Comunidades. Substitui José Luís Carneiro que passa a secretário-geral Adjunto do Partido Socialista.
Berta Nunes nasceu em Santa Maria de Lamas, no concelho de Santa Maria da Feira. Tem 64 anos, é licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, em 1980 e doutorada em Medicina Comunitária em 1996 no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.

“Não gostava de viver na cidade”
Foi eleita presidente da Câmara de Alfândega da Fé pelo Partido Socialista em outubro de 2009 e reeleita nas duas eleições seguintes (2013 e 2017). Suspendeu o mandato a 1 de agosto deste ano, para ser a número dois do PS pelo distrito de Bragança, nas legislativas de 6 de outubro.
Numa entrevista ao jornal I, em dezembro de 2014, explicou a decisão de se mudar para Alfândega da Fé. “Não gostava de viver na cidade, nasci e vivi numa aldeia praticamente até aos 18 anos, sempre gostei de viver lá.” A aldeia era Santa Maria de Lamas, no concelho de Santa Maria da Feira, distrito de Aveiro. A medicina ocupou a sua vida durante os quase 25 anos em que recebeu os seus doentes no gabinete do centro de saúde. “Crescemos muito como pessoas porque percebemos o ser humano em várias dimensões e percebemos que cada pessoa tem a sua maneira de ver as coisas”, revelou ao ‘jornal I’.
Quando a desafiaram a concorrer à Câmara de Alfândega acabou por aceitar o desafio e à segunda tentativa, foi eleita. “A primeira médica de família do país a concluir um doutoramento era a primeira presidente de câmara de uma autarquia de Trás-os-Montes”, escrevia o ‘jornal I’

Município transparente
Como autarca, Berta Nunes esteve à frente de um município que por dois anos seguidos liderou o Índice de Transparência Municipal (ITM). Alfândega da Fé, que tinha sido a primeira classificada na edição de 2016 do Índice e voltou a liderar o ranking em 2017 – neste ano ex-aequo com o município algarvio de Vila do Bispo, tendo ambos recebido 91 pontos em 100.
O Índice de Transparência Municipal é produzido desde 2013 pela associação Transparência e Integridade, o representante português da rede global de ONG anti-corrupção Transparency International. É elaborado em colaboração com a a Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas da Universidade de Aveiro. Reúne informação sobre a organização, composição social e funcionamento de cada município, em sete áreas, entre as quais transparência na contratação pública, transparência económico financeira e transparência na área do urbanismo.
Em 2014, na entrevista ao ‘jornal I’, numa resposta sobre a sua maneira de estar na política, Berta Nunes dizia que “vale mais um exemplo que mil discursos”. “Ter tomado estas decisões e aceitado estes desafios foi em parte para servir de exemplo. É muito importante para uma mulher que queira seguir determinado caminho ter um exemplo, um modelo”, afirmou.
Ana Grácio Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário