sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Carne dá tema a congresso ibero-americano a decorrer no IPB

O I Congresso Ibero-Americano de Marcas de Qualidade de Carne e de Produtos Cárneos reúne desde ontem no Politécnico de Bragança cerca de 90 especialistas desta área, provenientes de 10 países, para discutir o sector.
Numa altura em que muito se fala da redução do consumo de carne, Alfredo Teixeira, coordenador do evento e docente do IPB, diz que são divulgadas informações incorrectas sobre o tema, o que preocupa produtores e investigadores. “É preciso desmistificar alguns mitos que foram criados acerca do consumo de carnes, particularmente do de carne vermelha. Começam a aparecer indicações de estudos que vêm desmentir tudo aquilo que se andou a dizer até aos dias de hoje, a comparar o consumo de carne com a probabilidade de contrair um cancro, quase comparar o consumo de carne vermelha com o de consumir um maço de cigarros por dia. Foram criados alguns mitos, que foram reproduzidos por muita da imprensa, com grande desconhecimento e sem nenhuma valida científica, muitas vezes, essas afirmações. São situações que nos preocupam e que, no âmbito dos nossos estudos e do livro que foi publicado, estão amplamente desmistificadas”.

Alfredo Teixeira entende que também ao nível da poluição ambiental associadas às explorações de animais, têm sido difundidos muitos mitos. “A questão ambiental é outra que nunca ninguém esclareceu muito bem qual é a responsabilidade da produção animal na emissão de gases de efeito de estudos. Felizmente que há estudos muito recentes que vêm desmentir o que foi dito no passado, que se comparava as emissões de efeito de estufa de uma vaca ao tubo de escape de um carro. As associações de criadores de raças autóctones criam os seus animais em regime extensivo e em perfeito respeito pelo meio ambiente”.

Este congresso surge no âmbito da Rede MARCARNE do Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento, CYTED, que nos quatro últimos anos tem trabalhado no desenvolvimento e investigação sobre carnes de qualidade na península ibérica e na América do Sul. “O objectivo principal foi identificar e ajudar a criar marcas de qualidade, principalmente na América do Sul”.

Para além de Portugal e Espanha, integram a iniciativa países como a Argentina, Brasil, Cuba, Chile, Equador, Paraguai, México e Uruguai.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário