quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Concurso para empreitada de construção do Museu da Língua Portuguesa em Bragança deve ser lançado em Novembro

A data foi avançada pelo presidente da câmara de Bragança.
Hernâni Dias destacou a importância do projecto único no país. “O projecto está a avançar a passos largos e é nossa intenção conseguirmos antes do final do mês de Novembro lançar o concurso para o processo de adjudicação. Neste momento temos toda a componente de trabalho de investigação naquilo que tem a ver a parte de conteúdos, dos potenciais públicos para virem ao museu, definição do processo expositivo no desenho das experiências que dele vão fazer parte e o que está directamente ligado à própria construção das experiências”.

O concurso inclui a requalificação do edifício e os conteúdos do novo museu da cidade, que vai implicar um investimento de 9 milhões de euros, financiado a 50% por fundos comunitários. “Aqui está em causa a componente infraestrutural, nomeadamente a reabilitação do espaço dos silos, o projecto contempla um corpo novo acoplado ao edifício, e depois toda a componente de conteúdos no interior do museu, que será o atractivo maior”, explicou Hernâni Dias.

O autarca não avança para já uma data para o início das obras, porque têm de ser respeitados todos os trâmites legais. “Depois de iniciarmos os procedimentos, todo o processo administrativo, que terá que respeitar o enquadramento legal, desde procedimento concursal, apresentação e análise de propostas, esclarecimentos e reclamações, tudo que tem a ver com a parte legal temos que respeitar. O nosso objectivo é que o mais rápido possível consigamos colocar a concurso o projecto, que é grande e muito relevante para a região e para o país”.

Depois de alguns atrasos no Museu, relacionados com os concursos de concepção do projecto e com a propriedade do espaço, está agora tudo pronto para ser lançado o concurso para a empreitada do espaço. No entanto, é para já certo que o prazo de 2021, inicialmente estabelecido para a conclusão, não será cumprido.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário