segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Magustão da Família do Tio João: “tiozinhos” reúnem-se há sete anos na Rural Castanea

Há sete anos que a Rural Castanea já não é a mesma sem o Magustão da Família do Tio João. Este convívio acontece há trinta anos, tantos anos quantos o programa de rádio que o fez nascer tem.
Nicolau Sernadela, a voz do programa, o Bom Dia Tio João, é o anfitrião da festa mas são as gentes que o ouvem que dão vida ao encontro. “Fazemos muitos amigos. Gosto disto e tenho vindo todos os anos”, contou Maria Geraldes, de Babe, concelho de Bragança. “Nestes programas, dos beijinhos e dos abraços, toda a gente se cumprimenta e é onde nos vemos mais frequentemente e convivemos”, referiu Ramiro Pires, de Freixedelo, também no concelho de Bragança. “Fazem-se muitos convivios e arranjam-se muitos amigos”, explicou Maria Alice Pinto, de Cidões, Vinhais. “Pelo convívio que temos uns com os outros, e por isso me desloco a qualquer lado com ele e com os seus, vejo que é algo que nunca tive em França, durante 45 anos. Estou encantado com tudo isto, a nível cultural e tradicional”, disse João Castilho, de Bragança.



O magustão é das festas do Tio João que mais gente reúne e, segundo Nicolau Sernadela, o de ontem superou as expectativas. “Há trinta anos, sem querer, intitulei-me de Tio João e comecei a baptizar todo o mundo por tio e tia. Começámos a dinamizar primeiro os piquenicões, fiz o primeiro na Senhora da Hera, e o primeiro magustão onde é actualmente o Nerba e a partir daí estive em vários lugares a fazer o magusto. A ideia são as festas de grandeza da familía do Tio João, dar a grandeza que o povo merece. O magustão de Vinhais e Carrazedo de Montenegro, aliando-os à feira da castanha, têm sido os maiores mas este acho que foi o maior de sempre, a nível de gente que foi passando aqui ao longo do dia”.


O programa da Rádio Brigantia, conduzido por Nicolau Sernadela, e que dá voz ao povo, assinala amanhã trinta anos.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário