terça-feira, 29 de outubro de 2019

Palombar recebe prémio da Valorpneu para financiar manutenção de pombais tradicionais para conservação da águia-de-Bonelli

A Palombar - Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural recebeu um prémio pecuniário no valor de 2 000 euros da Valorpneu - Sociedade de Gestão de Pneus, Lda para financiar a implementação do 'Projeto de Manutenção de Pombais tradicionais para promoção de espécies-presa alternativas (pombo-das-rochas Columbia livia) para a águia-de-Bonelli (Aquila fasciata)’. 
Miguel Nóvoa, vice-presidente da Palombar, e Climénia Silva, diretora geral da Valorpneu. Fotografia Fernando Piçarra
O prémio foi entregue à Palombar no dia 23 de outubro, no âmbito da realização do 17.º Encontro da Rede de Operadores da Valorpneu na região do Douro, que teve lugar nos dias 22 e 23 de outubro. 
Miguel Nóvoa, vice-presidente da Palombar. Fotografia Fernando Piçarra
A atribuição do prémio faz parte da política ambiental da Valorpneu, que visa, desta forma, minimizar o impacte no ambiente da realização daquele tipo de eventos, através da concessão de um apoio financeiro para projetos de conservação da natureza. 
17.º Encontro da Rede de Operadores da Valorpneu. Fotografia Miguel Nóvoa
Os pombais tradicionais são estruturas que contribuem de forma significativa para a promoção e conservação da biodiversidade. Os pombos fazem parte da dieta de várias espécies de aves de rapina ameaçadas em Portugal, como é o caso da águia-de-Bonelli, entre outras. Asseguram, assim, o sucesso reprodutor destas espécies e o aumento das suas populações.

Tão importante quanto a recuperação destas estruturas, é o seu repovoamento com pombos saudáveis e a sua manutenção e controlo sanitário, um trabalho realizado pela Palombar em todos os pombais intervencionados.

Sem comentários:

Enviar um comentário