quarta-feira, 16 de outubro de 2019

População de Felgar percorre 50km para aceder a propriedades da barragem do Baixo Sabor

A população da aldeia de Felgar, Torre de Moncorvo, queixa-se da falta de acessos às propriedades causada pela construção da barragem do Baixo Sabor.
Para aceder aos terrenos da margem direita têm que percorrer cerca de 50km. Algumas propriedades ficaram mesmo ao abandono.

“O nosso acesso para tratar das propriedades da margem direito do rio é ir da estrada de Felgar até um pouco abaixo da zona industrial de Torre de Moncorvo, indo à Cardanha, passar ao lado da Adeganha, de seguida Gouveia, depois Cabreira, seguir a estrada até aos Picões e só depois descer às ladeiras”, explicou o habitante de Felgar, António Pombo.

José Rachado tem terrenos na margem direita da barragem e mostrou-se insatisfeito por ainda não terem sido repostos os caminhos. Contou que 10 hectares de terreno ficaram ao abandono devido à falta de acessos, que deixaram de ser construídos, uma vez que estavam a causar impacto ambiental, segundo a Agência Portuguesa do Ambiente. Para José, formado em engenharia ambiental, o impacto apresentado não faz sentido nenhum.

“A EDP trouxe aqui uma equipa da APA a dizer que não autorizava os acessos por causa de uma série de coisas que não fazem sentido nenhum. Eu sou licenciado na área do ambiente e até me ri com o que disseram. Tudo que se faz tem um impacto, só que se pega nesse impacto para não se fazer as obras”, disse.

José Rachado defende ainda que os autarcas de Torre de Moncorvo e Felgar não se preocuparam com os contras da construção da barragem.

Contactada a EDP respondeu que os acessos construídos estão “de acordo com o projecto” e que “não está prevista a construção de mais acessos às propriedades agrícolas nessa área”.

Quanto ao presidente da junta de freguesia e da câmara de Torre de Moncorvo ainda não foi possível, até à data, obter as declarações.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário